• Carregando...


Confira as respostas dos cozinheiros curitibanos eleitos os melhores da gastronomia pelo Prêmio Bom Gourmet 2010, da Gazeta do Povo.

Fabiano Marcolini, do Villa Marcolini Ristorante

“Pimenta-do-reino não pode faltar na minha cozinha. É um tempero que eu utilizo na finalização de massas, risotos, molhos e peixes. Há variações dela como a branca e a preta, mas a que eu mais utilizo é a jamaicana. Ela é aromática e tem pouca ardência.”

Junior Durski, do Restaurante Durski e da rede Madero

“Como um bom polaco, só poderia escolher o alho. Se usado na medida certa, deixa tudo saboroso. A paleta de leitão assada no forno, temperada somente com alho e sal um dia antes, fica fantástica. Quando utilizado nas comidas do dia a dia, como arroz branco, feijão, filé grelhado, dá um gostinho especial.”

Kika marder, do bistrô Sel et Sucre

“Adoro usar o tomilho, por ser muito versátil. É uma erva suave, superaromática, que se encaixa tanto em peixes, carnes brancas e vermelhas. A minha dica é usá-la fresca e sempre colocá-la no fim da preparação para não sobressair demais ao sabor do alimento.”

Daniela Caldeira, da La Table Gastronomie

“Gosto muito de usar ervas frescas, pois além de dar profundidade aos molhos, perfumam e decoram os pratos. Minhas favoritas são manjericão, tomilho e alecrim. Outro condimento que adoro é a flor de sal. Com textura crocante, grãos irregulares e sabor delicado, é ideal para finalizar pratos.”

Celso freire, do Restaurante Zea Maïs

“Adoro usar mirepoix, uma mistura de vegetais, para dar sabor e aromas a fundos, molhos, marinadas, refogados e outras preparações. Uso a proporção de 25% de cebola, 25% de alho-poró, 25% de salsão e 25% de cenoura. Também gosto de acrescentar um pouco de erva-doce nessa mistura.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]