Pessoas
Junior Durski, um homem de negócios. Veja homenagem feita em 2014
Para criar um grande empresário são necessários os seguintes ingredientes: uma dose de coragem, outra porção de iniciativa e nunca esquecer de pilares fundamentais, como a família e as origens. Coloque todos os ingredientes em uma forma, misture bem e asse por alguns anos até ficar pronto. Dica: aprenda com as derrotas, elas te ajudam a conquistar um lugar de destaque. Depois de 40 unidades dos restaurantes Madero espalhadas pelo Brasil (pelo menos até o fechamento desta edição), é certo que Junior Durski seguiu a receita.
E o chef-empresário aprendeu, errou, mudou, se aprimorou. Foi assim quando decidiu abandonar a vida de madeireiro para abrir o restaurante Durski, no ano 2000, servindo a típica culinária polonesa. Com o passar dos anos, a casa seguiu pelo caminho da culinária internacional. Se no começo as coisas eram difíceis, o Durski fechou seu ciclo neste ano como uma grande referência em alta gastronomia – e, claro, com uma adega que é assunto nas rodas de enófilos de vários cantos.
Nesse meio tempo, se especializou em carnes. Foi quando abriu o primeiro Madero. Com faro de empreendedor, percebeu que o hambúrguer seria seu maior triunfo. E acertou. O “the best burger in the world” conquistou os curitibanos e agora quer, de fato, conquistar o mundo, já que a rede está às vésperas de abrir unidades na Austrália e em Dubai. Recentemente, a rede ficou entre as dez empresas que mais cresceram na Região Sul e em 29.º lugar na classificação nacional do ranking das PMEs (Pequenas e Médias Empresas).
Entre erros, reconhecidos, e acertos, Durski não para de incrementar sua receita de grande empresário, sempre com novas ideias – ousadas e sem medo.