• Carregando...
Kombucha em três momentos: nas garrafinhas, após a segunda fermentação. Na jarra com líquido mais claro, a bebida pronta após primeira fermentação. Ao fundo, o chá com o scoby ou "panqueca" no primeiro dia de fermentação. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Kombucha em três momentos: nas garrafinhas, após a segunda fermentação. Na jarra com líquido mais claro, a bebida pronta após primeira fermentação. Ao fundo, o chá com o scoby ou "panqueca" no primeiro dia de fermentação. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo| Foto: Gazeta do Povo

Kombucha

por Claudia Cardoso, da Biozen Kombucha
Tempo de preparo30 minutos (mais os dias da fermentação)
PreparoFácil

Ingredientes

  • 2 litros de água mineral
  • 3/4 xícara de açúcar cristal orgânico (150 gramas)
  • 5 sachês de chá preto (7 gramas)
  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã (ou 1 xícara de chá já fermentado)
  • 1 unidade de scoby ou "panqueca", como é chamada a colônia do kombucha

Modo de preparo

  1. Em uma panela, ferva 2 litros de água e assim que começar a borbulhar, desligue o fogo. Coloque o açúcar e mexa até dissolver. Acrescente os sachês de chá. Deixe descansar de 10 a 15 minutos, descarte os sachês e espere o chá esfriar. Coloque o líquido em um recipiente de vidro e acrescente o vinagre de maçã (ou o chá fermentado). Coloque o scoby, ele é fundamental para o chá fermentar. Cubra o recipiente com um pano limpo e prenda com um elástico. Deixe fermentar de 12 a 25 dias em um ambiente seco, arejado e sem incidência de luz direta.
  2. Dica: Há fóruns e grupos no Facebook com pessoas que doam a “panqueca” ou o scoby, como é chamada a colônia do kombucha.
  3. A partir do 12.º dia, prove um pouco todos os dias até que chegue a um sabor azedinho e levemente adocicado que seja agradável ao paladar. Retire o scoby da jarra e guarde-o em outro recipiente com um pouco de kombucha para uma próxima fermentação. O líquido está pronto para beber, mas é possível fazer uma segunda fermentação.
  4. Encha garrafinhas ou potes de vidro com o kombucha até um pouco mais da metade. Preencha o restante com o suco de sua preferência e feche bem. Coloque as garrafas fechadas em ambiente seco, fresco, longe da luz e deixe-as descansar de 3 a 5 dias. Refrigere antes de consumir.
  5. Custo: R$ 6
  6. Rendimento: 2 litros
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]