Eventos Bom Gourmet
Sabores made in Brazil
O Brasil é a principal atração num dos endereços de compras mais elegantes de Paris, com a exposição Le Brésil Rive Gauche. Aberta no Le Bon Marché Rive Gauche – a loja de departamentos mais antiga do mundo –, a mostra oferece mais de mil artigos de moda, cosmética, design, tudo made in Brazil.
Os sabores brasileiros também são um importante ingrediente no setor gastronômico do Le Bon Marché, a chamada Grande Épicerie de Paris, um refinado supermercado que oferece alimentos franceses e de diversas partes do mundo. Iguarias típicas e corriqueiras na mesa dos brasileiros, como feijão, granola, leite de coco, castanha-do-pará e palmito são apresentadas “tipo exportação”, com produtos selecionados, orgânicos e sustentáveis, de marcas de qualidade e com embalagens bem acabadas.
Essa proposta de cozinha ao mesmo tempo simples e de alta qualidade foi construída pela curadora de gastronomia da mostra, Helen Kupfer-Hass, com a chef paulista Heloisa Bacellar. Formada na escola francesa de gastronomia Le Cordon Bleu, Heloisa se notabilizou por dar sofisticação a pratos tradicionais da culinária brasileira. Foi com esse conceito que ela criou Lá da Venda, badalado restaurante-boutique com ares de armazém na Vila Madalena, em São Paulo.
A cozinha-laboratório da Grande Épicerie também foi tomada pelo sabor brasileiro. A padaria, a pâtisserie e o restaurante deste supermercado de luxo oferecem nove receitas doces e salgadas, como feijoada, bobó de camarão, bolo de fubá e brigadeiros, que os chefs aprenderam a preparar com Heloisa Bacellar. “Pão de queijo, brigadeiros e empadas são as receitas preferidas dos chefs. A maior descoberta para eles foi o uso das farinhas de mandioca e milho.”
O armazém Lá da Venda de Heloisa Bacellar é uma das marcas brasileiras com um pop-up exclusivo no Le Bon Marché Rive Gauche. Um espaço colorido com panelas e canecas de metal, diversos utensílios de cozinha e produtos alimentícios brasileiros, tudo com um toque artesanal. Os clientes encontram ainda folhetos de receitas que podem ser preparadas em casa, uma vez que eles dispõem de todos os ingredientes na loja.
O livro Le Brésil à Table, com 42 receitas típicas brasileiras apresentadas em francês por Heloisa Bacellar, foi editado especialmente para a ocasião.
Solenn Gubri, responsável de marketing da Grande Épicerie, comemora os resultados após os primeiros dias de exposição. “Queríamos mostrar um Brasil ao mesmo tempo surpreendente e moderno. E a aceitação do público até agora superou todas as expectativas. Nossos clientes apreciam particularmente o pão de queijo, a cachaça e também as especialidades à base de frutas, como os sucos, geleias e pastas de goiabada, açaí e banana.”
A mostra Le Brésil Rive Gauche segue até 22 de junho, mas Solenn Gubri garante que a Grande Épicerie continuará com um sabor brasileiro. “Certamente os produtos mais apreciados permanecerão disponíveis após a exposição.”
* * *
Serviço
Exposição Le Brésil Rive Gauche. Até 22 de junho no Le Bon Marché Rive Gauche e Grande Épicerie de Paris (Rua de Sèvres, 24, Paris) – www.lebonmarche.com