• Carregando...

Saborear uma deliciosa sobremesa com a companhia de uma cerveja torna-se um momento especial, mas harmonizá-las bem é uma arte. A bebida é ideal nesse momento doce da refeição, porque contribui para se degustar ao máximo o sabor das sobremesas. O amargor das cervejas, conta Daniel Wolff, sommellier especialista em cervejas, corta a untuosidade dos doces. “Elas reduzem o dulçor, limpam o palato e complementam a degustação, inserindo alguma nota não contida no prato.”

Ana Paula Freitas, mestre cervejeira da Ambev, diz que a re­­gra principal para acertar na es­­co­­lha é se guiar pela semelhança de sabores. E levar em conta sem­­­pre a temperatura correta de consumo. “Tem de ser entre 4 a 8 graus C, pois como são cervejas aromáticas, bebê-las estupidamente geladas anestesia as papilas gustativas e o gosto não é sentido”, diz ela.

Com sobremesas à base de chocolate, como mousse, petit gateau, torta e tiramissu, a combinação ideal é feita com cervejas escuras. “Principalmente as de malte tostado e de paladar seco, como as stout, que lembram cacau, e as dunkel, não adocicadas. Aí não entram as populares malzbiers, de sabor massificado e sem aromas tostados”, diz Wolff.

Sobremesas com frutas frescas também podem ser harmonizadas com as bière brut, cervejas produzidas pelo método champenoise. “Elas têm aroma frutado, amargor baixo e dulçor relativamente proeminente, equilibrada carbonatação – quantidade de gás carbônico –, o que dá suavidade e complementa o sabor das frutas”, diz Kathia Zanatta, biersommeliere do Grupo Schin, que indica combinar esta cerveja com strudell de maçã, sorbet de frutas e até cheesecake com geleia de frutas vermelhas. Wolff também indica uma combinação com esse tipo de cerveja. Queijo brie, mel e amêndoas, pois as champenoise combinam com queijos de casca branca, tem notas de mel e aroma adocicado semelhante à cana-de-açúcar.

Para sobremesas que reúnem frutas frescas e chocolate, a biersommeliere indica as fruit-lambics, cervejas belgas de fermentação espontânea, como a Framboise e a Kriek, de cereja. Elas harmonizam com sorvete de creme e frutas, morangos flambados ou com chantilly e também com chocolate e framboesa ou cereja.

Com frutas secas, como bananas, uvas e figo, as weizenbock são as mais indicadas por terem aromas de damasco e dulçor. “Banana caramelizada com cobertura de chocolate combina bem com as bock de trigo, de alto teor alcoólico”, diz Kathia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]