• Carregando...

A pimenta é conhecida tradicionalmente por esquentar o paladar. As carnes cumprem o papel de dar energia e acelerar a circulação sanguínea. O curry, especiaria indiana, contém um combinado de pimentas e também tem a função de acalorar a comida. Agora imagine estes ingredientes juntos com a finalidade de obter sopas ainda mais quentes?

A sopa tailandesa, criação do chef Jefferson Fonseca, professor do Espaço Gourmet Escola de Gas­tronomia, tem o curry e a pimenta malagueta para botar fogo no prato. Para completar, a receita leva peito de frango, alho, sal, manteiga, óleo, maçã, farinha de trigo, manjericão, leite de coco e caldo de galinha. Tudo é cozido por 20 minutos em fogo baixo. Antes de levar ao fogo, é necessário cortar o frango em pedaços pequenos e temperá-los com alho e sal. “Refogue-os no óleo e a manteiga juntamente com a maçã, também cortada em cubinhos, até dourar”, orienta o chef.

O grande segredo da receita é utilizar o caldo artesanal. “Aqueles prontos não dão o mesmo efeito”, diz o chef Jefferson. O artesanal é feito com partes de peixe, frango ou carne bovina e um combinado de ervas e outros temperos. O caldo é preparado cortando a carne em pedaços pequenos. Depois leve tudo para ferver com água por duas horas e meia. Então separe o líquido dos sólidos.

Outra opção para aquecer os dias de inverno são as carnes. A sopa eslava, que rende dez porções, tem um quilo de alcatra cortada em cubinhos e a mesma medida de batata e cenoura. Leva ainda creme de leite, molho de tomate, ketchup, leite e água. Quem ensina a receita é o chef Marcelo Silva, do Bar Baroneza. “Primeiro tem de fritar a carne com azeite e cebola a gosto, depois cozinhar a cenoura e a batata até ficarem al dente. Junte todos os ingredientes em uma panela por uma hora em fogo médio.”

A sopa húngara do restaurante do hotel Alta Reggia Plaza, em Curitiba, também compete pelo título de a mais quente. Quem explica a receita é o chef Divino Aparecido da Silva. “Pimenta malagueta e pimenta do reino a gosto são alguns dos ingredientes que dão a ela a característica de a mais calorosa do cardápio”. A carne bovina é outro elemento que reforça o atributo. O toque final da sopa são os 150 ml de vinho tinto seco, adicionados depois de cozinhar por 30 minutos.


 

Diferença

Sopas X Cremes

Nas sopas e cremes, o modo de preparo é a principal diferença. Nas primeiras, os legumes, carnes e outros temperos são cortados em pequenos pedaços e ficam visíveis aos olhos do degustador. Já nos cremes, tudo é processado no liquidificador e fica homogêneo.

Enquanto nas sopas, em geral, os ingredientes são colocados juntos para cozinhar, ao fazer um creme é preciso prepará-los separadamente para depois processá-los. Para concluir o prato, volta-se ao fogo por alguns minutos até ferver.

Um dos cremes mais famosos é o que chamamos de caldinho de feijão. Primeiro é necessário cozinhar o feijão com os temperos e depois processá-lo no liquidificador. Para finalizar, peneire, volte o caldo ao fogo e aqueça.

Serviço:

Bar Baroneza Especialidade: Cozinha variada, PetiscosTipo de cozinha: Bar, Brasileira, Variada Classificação por preço: $ Veja mais

*O bufê de sopas é servido de segunda a quinta a partir das 18h30 e custa R$ 18,50 por pessoa.

 

Espaço Gourmet Escola de Gastronomia – (41) 3019-0437.

Hotel Alta Reggia Plazal – Rua Dr. Faivre, 846 – (41) 3026-3223. Bufê de sopas todas as terças, quartas e quintas, a partir das 19h30, por R$ 27,50.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]