Produtos & Ingredientes
Veja 3 museus dedicados à gastronomia
Ice Cream Museum (Museu do sorvete)
Onde: Nova Iorque, Estados Unidos
Quem nunca sonhou em nadar em uma piscina de comida? Maryellis Bunn, co-fundador do Ice Cream Museum (Museu do sorvete), em Nova Iorque, sonhou. Foi o que o motivou a criar o local, que inaugurou no último dia 29 de julho.
No paraíso dos sorvetes, os visitantes podem mergulhar em uma piscina cheia de confeitos coloridos – falsos, mas muito parecidos com os verdadeiros -, sentar em um balanço em forma de picolé ou brincar em uma gangorra que imita um pegador de sorvete gigante. Também tem um quarto com decoração temática de chocolate e um cheiro hipnotizante, uma fonte feita com o doce e uma exposição de ilustrações e esculturas do alimento gelado.
Além disso, são vendidos sabores de um sorvete criado especialmente para o museu, pelo cientista da comida Irwin Adam em parceria com lojas locais como OddFellows e Original Chinatown Ice Cream Factory.
O museu promete despertar memórias de infância, de dias quentes de verão com sorvetes na casquinha. Mas a nostalgia doce é combinada com um preço salgado: na loja de presentes, confeitos premium são vendidos a U$ 11, enquanto que capinhas para iPhone em forma de cone de sorvete custam U$ 33 e colares de ouro também em forma do doce saem por U$ 110.
A exposição fica em cartaz até 31 de agosto, mas os ingressos já estão esgotados. Para tentar conhecer o local, é preciso cadastrar-se no site e aguardar por um possível novo lote de bilhetes.
***
Cité du Vin (Cidade do Vinho)
Onde: Bordeaux, França
Para os amantes da bebida do deus Baco, o melhor lugar do mundo. Inaugurado no início de junho deste ano, a Cité du Vin (Cidade do Vinho) tem vinte áreas temáticas que contam a história do vinho e se dispõem nos 14 mil m² de construção com ares futuristas. O local escolhido para abrigar as exposições não poderia ser melhor: Bordeaux, a famosa e consagrada região vinícola do sudoeste da França, declarada patrimônio da humanidade pela Unesco.
O edifício de 55 metros de altura (dez andares) tem fachada de placas curvas de alumínio e vidro que contrastam com os edifícios antigos da vizinhança e lembram um líquido, segundo os arquitetos do estúdio XTU. A parte interna do local chama tanta atenção quanto a externa: há visitas guiadas, bares, restaurantes e uma adega com mais de 14 mil rótulos.
No museu, a trajetória da bebida é contada por meio de uma simulação de passeio de barco que leva o visitante à história dos gregos e romanos e dos comerciantes holandeses que chegaram ao Japão no século XVII. Em uma experiência mais intimista, é possível contemplar projeções de ilustrações de Vênus e Baco de um sofá de veludo vermelho, na exposição sobre vinho e amor.
Além disso, para manter a assiduidade dos visitantes, o museu oferece uma programação cultural que inclui espetáculos, concertos, debates e oficinas.
O ingresso para o local custa € 20 e inclui a exposições com instalações multimídia, além de degustações. Na loja do museu, estão à venda 800 rótulos de produtores de todo o mundo, sendo 200 franceses.
Assista ao vídeo de divulgação do museu:
***
Heineken Experience (Museu da Heineken)
Onde: Amsterdã, Holanda
Já para os cervejeiros, a parada obrigatória é o museu da Heineken, chamado Heineken Experience, na capital holandesa. No local, funcionou a primeira fábrica da consagrada cerveja, em 1867. Na parte interna, o visitante faz um tour, que conta a história da marca – com quadros, embalagens e logotipos antigos – e o processo de fabricação. Também é possível cheirar os ingredientes que compõem a bebida e visitar os tanques de fervura da fábrica.
Cheio de interatividade, o museu também conta com uma experiência 4D, dentro de uma sala de cinema, talvez a parte mais legal do passeio. Na atração chamada Brew You Ride, é simulado o processo de fabricação de uma Heineken, fazendo com que o visitante se sinta dentro da cerveja. Para que isso aconteça, são disparados aromas na sala, que muda de temperatura constantemente. Além disso, os visitantes ficam em uma plataforma que balança constantemente e recebem alguns pingos d’água na cabeça.
O passeio termina, é claro, com uma degustação da cerveja, no Tasting Bar, orientada por um funcionário, que ensina a melhor forma de servir e tomar a bebida.
Depois disso, ainda é possível aproveitar alguns jogos interativos, como partidas de futebol e pebolim, tomar mais dois chopes e assistir a vídeos e propagandas da marca. Na saída, o visitante ganha um abridor de garrafa personalizado da Heineken, que pode ser retirado em uma loja próxima ao museu.
A entrada custa € 18 para adultos, e inclui o passeio, três chopes Heineken e um abridor de garrafa. Se a compra foi feita antecipadamente no site, o valor passa para € 16. Crianças entre 12 e 17 anos pagam € 12,50 e até 11 anos não pagam. Há também pacotes de tours especiais, que incluem mais cervejas premium ou um passeio de barco.