• Carregando...

“Isso [a união] nunca aconteceu antes com os chefs de Curitiba”. Essa frase de um chef, em um tom emocionado, foi consenso na confraternização de fim de ano que reuniu, numa divertida festa no formato festinha americana, profissionais do forno e fogão que fizeram parte da história do Bom Gourmet em 2012.

Mas, afinal, a que estes chefs se referem? Eles não trocavam figurinhas, não se relacionavam? É claro que sim, mas não da mesma forma e intensidade com que aconteceu. Eles perceberam que podem contar uns com os outros e que juntos podem fazer muito mais.

O ano de 2012 foi, sem dúvida, um marco para a história da nossa gastronomia, que vem num galope de crescimento e amadurecimento, com dezenas – e, por que não dizer, centenas? – de novos em­­preendimentos inaugurados. E, para o sucesso, todos entenderam que a receita é simples – falando literalmente em termos gastronômicos. É só pegar ingredientes como talento, paixão, vontade de fazer a diferença em um área tão competitiva, e disposição para aprender e recomeçar.

E foi o que fizeram, e nós acompanhamos tudo isso. Trabalhamos pelo nosso objetivo, valorizar toda esta riqueza em várias ações que movimentaram a gastronomia. Em uma delas, surgiu o sofisticado livro Marca de Chef, idealizado pelo chef Junior Durski e editado pela Gazeta do Povo, como resultado da maior feira de gastronomia dos últimos anos, o Mundo Gastronômico Curitiba.

Em tempo recorde, todos se mobilizaram para mostrar, em fotos e receitas, quais pratos representam a essência da cozinha de cada um.

A mesma satisfação ficou evidente nos jantares que o Bom Gourmet realizou na Casa Cor Paraná, nos quais um chef era o responsável pelo cardápio da noite. E que, ao fim, numa gostosa brincadeira invertemos os papéis: preparamos o menu degustado por nada menos que os próprios chefs!

Uma prova e tanto, muito parecida com a que curitibanos amadores, apaixonadas pela gastronomia, passaram em mais uma edição do concurso Desafio do Chef. O vencedor levou prêmios superlegais, mas no fim todos ganharam. Teve finalista que até teve seu prato incluído no cardápio de restaurante famoso. Para divulgar a disputa, vestimos de chef a estátua do Homem Nu, na Praça Dezenove de Dezembro, e realizamos intervenções no Mercado Municipal.

Essas ações reafirmam que talentos não faltam por aqui, como os revelados na categoria Novos Talentos do Prêmio Bom Gourmet e que surpreendeu os chefs jurados.

Aliás, por falar em Prêmio, a revista especial da premiação, com 132 páginas, foi encartada na Gazeta do Povo, mas depois continuou, e ainda está, disponível para a compra em banca.

Este ano foi só o começo de muita coisa boa que vem por aí. Até lá, um Feliz Natal e um ano-novo abençoado!

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]