• Carregando...

Aprenda a preparar o Mignon a la More

A funcionária pública Dhayani Pereira está no último ano de sua faculdade de gastronomia. Interessada pela cozinha desde infância, quando via a avó ou o pai dominando o fogão, ela não pensou duas vezes em participar do desafio “O chef vai a sua casa” deste mês, com o tema mignon. Para concorrer, enviou uma receita que é repertório clichê nas reuniões de sua família: o Mignon a la More. E ela agradou. O chef convidado, Arthur Saredi, do Chalet Suisse, a definiu como “uma boa união de sabor e simplicidade”. Foi a campeã do concurso deste mês.

E se o interesse da ganhadora é aprender mais e melhorar suas técnicas na cozinha, ela ganhou uma aula especial longe dos muros da faculdade. Afinal, mignon é a praia do chef. Em seu restaurante, são inúmeras as opções de receitas com a carne – ao mo­­lho de mostarda, roquefort ou do tradicional poivre vert. E com seu jeito sisudo, postura de professor e voz firme (com um forte sotaque de um suíço radicado no Brasil), ele estava disposto a passar um pouco do seu conhecimento para a novata. “Esse prato já é saboroso por si só. O que sugeri são alguns toques para torná-lo ainda melhor.”

O Mignon a la More é a carne ao molho de mostarda, com brócolis, alho poró e arroz de acompanhamento. Uma delícia bem simples de fazer. E já consagrada. “Uma vez viajamos em família para o Pantanal e meu pai fez essa receita na cozinha de um dos hotéis em que ficamos. Todo mundo gostou tanto que ela permaneceu no cardápio do local”, conta Dhayani. A mesma história se repetiu em Guarapuava. O prato foi adaptado ao repertório de um restaurante da cidade, depois que o patriarca da família Pereira resolveu mostrá-lo aos chefs locais.

Entre uma dica técnica e outra, Saredi indica boas opções de mudanças na receita. “Dá para prepará-la como a original, mas uma opção é, em vez de usar somente a nata (creme) do leite, fazer um molho bechamel (feito com farinha de trigo e manteiga) e juntá-lo a esse creme”. Segundo o chef, isso deixará o molho menos pesado. Outra opção é não usar molho para complementar o brocólis. “A verdura pode ser feita simplesmente na manteiga, com algumas lascas de alho por cima.”

Para finalizar a aula, Saredi ensina: “Não precisa fazer o prato somente com medalhões de mignon. Dá para prepará-lo alto. Porém, ele não ficará bem passado. Os medalhões chegam ao ponto mais facilmente e ficam com um aspecto bonito”. Lições devidamente captadas pela pupila por um dia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]