• Carregando...

Uma casa amarela na movimentada Rua Augusto Stresser esconde um ambiente aconchegante e muitas opções de pratos italianos para degustar no restaurante ou levar para casa. É o Via Vernaglia, um espaço gastronômico aberto há pouco mais de um ano pelos amigos Nelson Vernalha (Neco) e Guto La-Cava.

O início começou com uma casa de massas, com congelados e pré-preparos para serem entregues no balcão. Há quatro meses, após pedidos dos clientes, o espaço virou restaurante e começou a oferecer almoço, além de aceitar grupos para eventos gastronômicos no período da noite.

Foi da família de Neco (que além de sócio é o cozinheiro) que veio a inspiração para o cardápio do restaurante. Ele revela que cozinhar é um hábito comum no “clã” Vernalha (sobrenome abrasileirado). Desde criança pegou gosto pela cozinha e procurou cursos para conhecer mais sobre o tema. Para montar o cardápio, os sócios convidaram o chef Santiago Nucci, de São Paulo, que passou pela conceituadíssima escola de culinária francesa Le Cordon Bleu.

Os clientes têm mais de 50 opções no cardápio tanto para levar para casa quanto para apreciar no próprio restaurante. As possibilidades englobam desde massas, recheios, molhos, carnes, tortas e complementos.

O carro-chefe fica por conta da lasanha bolonhesa (R$ 19,90 porção individual) que leva massa de espinafre. Outro prato que merece destaque é o sobrecoxa de frango desossado, temperada com creme de shitake (R$ 28,50 para uma pessoa). Neco conta que os pedaços da carne passam por uma marinada de três a quatro dias, o que dá uma coloração escura ao frango e um sabor intenso, mas sem exageros.

Para os eventos noturnos, há a opção de o menu ser personalizado para o cliente. Mesmo após ter se tornado um restaurante, os proprietários continuam com a venda de pratos no balcão. “Este é um dos motivos que compõem a identidade do local, tudo o que oferecemos no nosso cardápio é produzido aqui, desde as massas, pães e antepastos”, afirma Neco.

Ambiente familiar

Sentir-se em casa. É desta maneira que os sócios querem que seus clientes aproveitem o ambiente. O local, com capacidade para 25 pessoas, é simples e aconchegante. Na decoração, quadros que retratam a cidade de Paranaguá (PR), local onde a família Vernalha se instalou quando chegou da Itália. Os móveis também são da casa do litoral paranaense.

Outro motivo que contribui para a boa hospitalidade é que do frequentador do restaurante pode levar o seu próprio vinho e não será cobrado o preço da rolha. Por isso, as opções de vinho no cardápio do restaurante são poucas. “Além disso, queremos conhecer nossos clientes pelo nome, saber o prato que gostam; que eles possam chegar sem ter pressa para sair”, diz Guto.

* * *

Serviço:

Via Vernaglia. Rua Augusto Stresser, 866, Juvevê – (41) 3363-1300. Funciona de terça a sexta das 10 às 20 horas e sábados, domingos e feriados, das 10 às 16 horas. Tem estacionamento próprio, sem custos. Aceita cartões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]