• Carregando...

As viagens são um prato cheio para as pesquisas e a criatividade da personal chef Solange Schneider, proprietária do Empório Rosmarino, em Curitiba, e professora da escola de profissões Centro Europeu. Em casa, sobre o tampo de vidro de um balcão e dentro de uma cristaleira, ela exibe a coleção de cerca de 50 souvenirs compradas em suas viagens a lugares como Turquia, Grécia, Espanha e Argentina. Mas as preferidas são as feitas à Itália, de onde vêm os sabores que inspiram o recheio das suas massas. “Tenho cidadania italiana e meus ancestrais são da região do Vêneto. Visito o país uma vez por ano”.

De lá veio toda a sua influência. Durante dez anos, a chef foi proprietária do Peccato Ristorante, em Curitiba, de cozinha italiana contemporânea. Em 2004 vendeu o restaurante para abrir o Empório Rosmarino, no bairro Batel, uma butique especializada em massas recheadas e congeladas.

A chef gosta de pesquisar e criar recheios diferentes e surpreendentes. Quando está viajando, inclui no roteiro visitas a mercados e feiras livres e eventos gastronômicos, além de restaurantes reconhecidos, para transformar a experiência em uma novidade para seus clientes. “Tenho um caderno onde anoto tudo.”

Para chegar às combinações de recheios, ela faz muitos testes. “Tento até cinco vezes até chegar ao produto final. O processo de criação dura dias, às vezes meses”. Solange tem formação em administração de empresas e hotelaria e é autodidata quando o assunto é gastronomia.

Mesmo quando não está lidando com a cozinha, Solange pode ser encontrada assistindo a um bom filme ligado à temática. Ou ainda praticando ioga. O exercício a ajuda, há três anos, a baixar o pique diário. Com os filmes, ela identifica sua própria vida. “Um dos meus preferidos é o italiano Pranzo di Ferragosto. Amo abrir a geladeira ou passar no mercado e decidir na hora o que e como fazer. E o filme fala sobre essa dedicação e amor ao preparar bons pratos.”

Serviço

Empório Rosmarino Batel – Rua Fernando Simas, 334, (41) 3224-3010. Empório Rosmarino Cabral – Rua Manoel Pedro, 673, (41) 3053-3010.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]