• Carregando...
Viapiana aposta em safra “excepcional” de vinhos chardonnay
| Foto:
Divulgação

A colheita de uvas para a safra 2012 de vinhos tem animado os produtores do Rio Grande do Sul – principal região vinícola no país. As condições climáticas que permearam a época de cultivo, com tempo seco e frio, poderão culminar em rótulos de ótima qualidade, apostam enólogos e representantes.

Segundo a Viapiana, vinícola do município de Flores da Cunha, a qualidade das uvas chardonnays está acima da média. Açúcar, acidez, pH e outros índices que medem a qualidade da safra se mostram “excepcionais”, segundo definição do enólogo, Elton Viapiana, que aponta que se não houver imprevistos, os vinhos prometem ser históricos.

“O nosso chardonnay recentemente chegou à vinícola e está passando por processamento. Esta uva apresentou grau de açúcar que consideramos ideal para a base de espumante que será elaborada com a uva”, diz.

Salton

Outra vinícola que aposta em uma boa safra é a Salton. Para o diretor-técnico da empresa, Lucindo Copat, o clima foi o ideal para as uvas que utiliza. “As demais culturas sofrem muito com a seca, mas a uva sai favorecida, pois possui raízes muito profundas. O estresse hídrico e as noites frias propiciam o desenvolvimento do grau de açúcar da uva e acentuam seus aromas e sabores”, defende.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]