• Carregando...
Espetáculo Nuon que usa o tom poético para tratar de um episódio cruel da história da humanidade, a guerra do Camboja. | Divulgação/
Espetáculo Nuon que usa o tom poético para tratar de um episódio cruel da história da humanidade, a guerra do Camboja.| Foto: Divulgação/

A falta de dinheiro e a crise econômica não servem de desculpas para ficar alheio aos espetáculos do Festival de Teatro de Curitiba. Até domingo (9), último dia do evento, ainda dá tempo de acompanhar várias peças que estão programadas para diferentes espaços da cidade e que são gratuitas. Em outras, a modalidade é o “pague o quanto vale”, ou seja, é o espectador quem decide o quanto vai pagar pelo show.

Boa parte das peças gratuitas são realizadas na rua ou em espaços abertos, como terminais urbanos ou praças públicas. Já naquelas programadas para teatros ou outros espaços fechados, é importante verificar se há orientação para o público, como chegar antes para garantir o ingresso, uma vez que estes ambientes estão sujeitos à lotação máxima.

Roteiro:

O Guia Gazeta do Povo selecionou algumas peças para você ver em Curitiba, sem precisar gastar nada.

Essas Mulheres

Comédia que debate, com muita zoação, o papel da mulher na sociedade, as grandes personagens, as diversas personalidades e os mistérios do mundo feminino. Dia 07/04, às 15h, na Praça Santos Andrade; 08/04, às 16h, no Cavalo Babão, no Largo da Ordem e 09/04, às 10h, na Praça Santos Andrade. Gratuito.

Momo: Para Gilda com Ardor (foto)

Evocação à travesti Gilda, figura pública das ruas e do carnaval curitibano na década de 1970, que pedia beijos ou moedas na Boca Maldita e que foi brutalmente assassinada em 1983. Dias 06 e 08/04, às 22h, no Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655 - São Francisco). Gratuito. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do espetáculo. Sujeito à lotação da sala.

Sorrir e Pensar

Repleto de poesia, acrobacias e humor, conta a divertida e emocionante história do palhaço Tingão, um ex- artista de circo inconformado com uma injustiça sofrida no passado. Dia 07/04, às 9h30, no Cavalo Babão, no Largo da Ordem. Gratuito.

Flamingos Trio

Espetáculo cênico musical recria o ambiente e a estética peculiares dos boleros dos anos 1950, com uma seleção de músicas arrancadas das páginas do cancioneiro internacional, com muito humor. Dia 07/04, às 13h30, na Praça Osório e, às 18h, na Praça Santos Andrade; 08/04, às 10h30, no Calçadão da Rua XV.

Nuon

Espetáculo que usa o tom poético para tratar de um episódio cruel da história da humanidade, a guerra do Camboja. Os personagens que viveram durante o regime do Khmer Vermelho, na década de 1970, voltam e revisitam suas memórias e impressões, vivendo cenas em que a poesia resiste ainda que em momentos de extrema dor. Dia 06/04, às 19h30, Ave Lola Espaço de Criação (Rua Marechal Deodoro, 1.227 - Centro). Pague quanto vale. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do espetáculo.

Licença Preu Passar

Espetáculo do grupo Circo e Teatro Éramos Três, de Cascavel (PR), em que o palhaço Tico Bonito aborda as pessoas e, com suas brincadeiras, quer transformar o dia de quem encontra. Dia 07/04, às 18h, no Terminal de Ônibus Santa Cândida; 08/04, às 12h, na Praça Generoso Marques e 09/04, às 13h, na Praça Santos Andrade. Gratuito.

O Caixeiro Viajante ou o Vendedor de Ilusões

Espetáculo de teatro de bonecos que tem como personagem central o ator, que trabalha com linguagem corporal, bonecos de diversos tamanhos e técnicas variadas para contar a história da princesa transformada em sereia de forma lúdica, mágica e poética. Dia 07/04, às 15h, no Terminal de Ônibus Santa Cândida; 08/04, às 15h, na Praça Generoso Marques e 09/04, às 14h, na Praça do Gaúcho. Gratuito.

A estória do homem que vendeu sua alma ao diabo e quase perdeu o seu amor

Grupo de teatro capixaba apresenta a história de Severo, um negro, pobre e apaixonado pela donzela Felícia, filha do rico e preconceituoso coronel, tenta pedir a mão da ‘’bonequinha de milho’’, mas é recebido à bala. Depois de rogar para todos os santos, eis que lhe aparece o diabo disposto a lhe dar o que deseja em troca de sua alma. Dia 07/04, às 10h, na Praça Osório. Gratuito.

Falta de ar

Espetáculo de dança com o Grupo Contemporâneo de Dança Livre, de Belo Horizonte (MG), onde a dança traz a temática dos desconfortos e revoltas do cotidiano, com o excesso de informação diária e os abismos e incoerências da sociedade. Dia 07/04, às 16h, no Largo da Ordem; 08/04, às 13h, na Praça Osório e 09/04, às 9h, nas Ruínas São Francisco, no Largo da Ordem. Gratuito.

Terror e Misério no III Reich

Drama escrito enquanto Bertold Brecht vivia exilado na Dinamarca, a obra foi inspirada em recortes de jornal e outros meios de receber notícias da sua terra natal. O autor expõe o medo das pessoas e deixa nítida que a situação de miséria fez com que o povo, de origens e classes distintas, se tornasse oprimido e opressor. Dia 07/04, às 20h, no Colégio Estadual do Paraná – Auditório Bento Mossurunga (Av. João Gualberto, 250). Pague quanto vale. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do espetáculo.

Auto da Compadecida

A montagem propõe uma interação estética entre o folguedo popular Cavalo Marinho e o clássico da dramaturgia nacional, seguindo os princípios do Movimento Armorial. A saga de João Grilo e Chicó vista sob um novo olhar, seja aquele impresso pelo ritmo marcante do Cavalo Marinho ou pelo espírito brincante assumido pelos atores. Dia 07/04, às 17h, na Praça Rui Barbosa e 08/04, às 11h, na Praça Santos Andrade. Gratuito.

A Nau dos Desterrados

Três piratas desterrados à deriva em alto mar chegam ao novo mundo, a “terra do Cabral”, depois de muito tempo perdidos. Nesta peça é recontada a invasão pirata do Rio de Janeiro em 1711 promovida pelo corsário francês René Duguay Troiun, relatada em diversos registros históricos. De 06 a 08/4, às 19h, no Cavalo Babão do Largo da Ordem. Gratuito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]