• Carregando...
Mia Sara era a única adolescente de fato no elenco; Alan Ruck, o Cameron, tinha 29 anos e Matthew Broderick, 23, quando o filme foi rodado | /Divulgação
Mia Sara era a única adolescente de fato no elenco; Alan Ruck, o Cameron, tinha 29 anos e Matthew Broderick, 23, quando o filme foi rodado| Foto: /Divulgação

Filmado entre Chicago e Los Angeles a partir de setembro de 1985, “Curtindo a Vida Adoidado” foi a grande chance de Matthew Broderick, que vinha de um papel memorável na Broadway, em “Biloxi Blues”, de Neil Simon. Ele interpretava Eugene, um soldado em treinamento baseado em Biloxi, no Mississippi, durante a Segunda Guerra Mundial. Alan Ruck , que viria a ser seu melhor amigo Cameron no filme, trabalhou com ele nessa peça. A obra virou filme em 1988 e ganhou o título de “Metido em Encrencas”.

Veja mais curiosidades abaixo.

O ELENCO

  • Alan Ruck, que interpreta Cameron Frye, fez teste para o papel de Bender em “Clube dos Cinco”. Emilio Estevez, que interpreta Andrew Clark no mesmo filme, foi o primeiro ator a quem o personagem foi oferecido, mas declinou. Anthony Michael Hall, do mesmo elenco e colaborador frequente de Hughes, foi outro a dizer não.
  • A família Bueller era formada por casais apaixonados na vida real. Lyman Ward e Cindy Pickett, que interpretavam os pais de Ferris, eram namorados na época em que o filme foi produzido. Eles se casaram e ficaram juntos até 1992. Matthew Broderick e Jennifer Grey, que eram irmãos que se odiavam, também namoravam e chegaram a ficar noivos.
  • Alan Ruck já tinha 29 anos quando interpretou o colegial Cameron Frye. Matthew Broderick tinha 23. Mia Sara era a única em idade escolar de fato: tinha 18.

“Curtindo a Vida Adoidado” completa 30 anos como o filme que inspirou toda uma geração

Neste sábado, a obra de John Hughes, que conta a saga hedonista de Ferris Bueller por Chicago, completa três décadas como um dos mais influentes de sua época

Leia a matéria completa
  • Ben Stein, que interpreta o professor de economia na escola de Ferris, não é ator profissional e foi escolhido por John Hughes, de quem era apenas um conhecido, por conta de sua voz tediosa. O diretor aproveitou que Stein é formado em economia e pediu que ele desse uma aula do tema, de fato. Ele improvisou, já que não tinha falas previstas, a não ser a chamada. “Bueller? Bueller? Bueller?”
  • Molly Ringwald se interessou pelo papel de Sloane, mas John Hughes, que a dirigiu em “Clube dos Cinco” e escreveu o roteiro de “A Garota de Rosa Shocking”, achou que era pouco para ela. Ele também chegou a dizer que Mia Sara ficou com o papel porque era mais “elegante”.
  • Charlie Sheen, que faz uma ponta como um rapaz que Jeanie conhece na delegacia, ficou 48 horas sem dormir para parecer drogado, exigência do papel. Ele tinha trabalhado com Jennifer Grey em “Amanhecer Violento” e a colega o recomendou para o filme.
  • Rob Lowe, John Cusack, Jim Carrey, Johnny Depp, Tom Cruise, Robert Downey Jr. e Michael J. Fox foram considerados para o papel de Ferris Bueller.
  • Bill Paxton recusou o papel do funcionário do estacionamento porque achou que era muito pequeno. Depois disse ter se arrependido, porque Hughes, com quem trabalhou em “Mulher Nota Mil”, nunca mais lhe ofereceu trabalho.

Entenda todos os “ismos” de “Curtindo a Vida Adoidado”

Hedonismo moderno? Super-homem de Nietzsche? Aula de filosofia (para o público) faz parte do dia de folga de Ferris

Leia a matéria completa

PRODUÇÃO

  • A cena em que a Ferrari despenca da garagem foi filmada durante o outono, mas o longa era ambientado na primavera. Por isso, as folhas das árvores em frente à casa de Cameron, que já estavam ficando amareladas, foram pintadas de verde.
  • John Hughes escreveu o roteiro em apenas seis dias.
  • Originalmente, Ferris teria irmãos pequenos, mas isso acabou sendo cortado do filme. Os desenhos do filho de Hughes que foram usados pela direção de arte, no entanto, ainda ficaram na geladeira e podem ser vistos nas cenas na cozinha da casa dos Bueller.
  • A Ferrari GT250 California Spyder 1961 que é “destruída” era uma réplica, mas mesmo assim enganou os fãs da escuderia italiana, que escreveram enfurecidos à produção por conta de ‘heresia’ de acabar com um dos 104 modelos comercializados. Foram construídas três réplicas em fibra de vidro e chassi GM. A GT 250 é um dos modelos mais valiosos atualmente. Um leilão em 2008 vendeu uma dessas por cerca de US$ 11 milhões.
  • O pedreiro e o lavador de janelas que aparecem dançando na cena da parada não são figurantes contratados. Eles pareciam estar se divertindo tanto que John Hughes resolveu filmá-los. Acabaram entrando num filme cult.
  • A sequência em que Ferris toca clarinete foi improvisada. Matthew Broderick disse que sabia tocar o instrumento (o que era mentira) e assim foi. “E não tive uma aula sequer!”, diz, na cena.
  • O diretor também escolheu ele mesmo as músicas do filme, num desejo de apresentar músicas novas ou pouco conhecidas do público médio. No entanto, se recusou a lançar um álbum de trilha sonora porque, segundo ele, elas eram muito diferentes entre si e não funcionariam bem como um disco.

OUTRAS CURIOSIDADES

  • Uma série ambientada antes dos acontecimentos do filme chegou a ser exibida nos Estados Unidos em 1990, mas foi cancelada após 13 episódios. Jennifer Aniston é o nome mais famoso do elenco e interpretava Jeanie, a irmã revoltada de Ferris.
  • Uma sequência , que mostrava Ferris na faculdade, foi cogitada. Matthew Broderick foi um dos que se opuseram. Argumentou que o filme era sobre um lugar e época específicos que todos gostam de revisitar e que não precisava de continuação.
  • O quadro que Cameron passa horas admirando no Art Institute of Chicago é “Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte”, de George Seurat.
  • Há uma teoria de que Ferris seria apenas produto da imaginação de Cameron. Como é todo certinho, ele teria criado um alter ego para aproveitar a vida e enfrentar o pai. Ele teria sonhado com aquele dia porque afinal, ele sim, estava de cama, com gripe forte.
  • O nome do restaurante francês que Ferris engana o host para comer, Chez Quis, é um jogo de palavras que faz referência à Shakeys, rede de pizzarias.
  • A voz que Cameron usa para enganar o diretor Rooney como o pai de Sloane foi inspirada em um diretor de teatro com quem Alan Ruck e Matthew Broderick haviam trabalhado anteriormente.
  • O jogo do Cubs que aparece no filme foi, na verdade, realizado em 5 de junho de 1985. Por essa ótica, o trio teria matado aula já há 31 anos.

JOHN HUGHES E SUAS REFERÊNCIAS

  • John Hughes cuidou de cada detalhe do quarto de Ferris, o que descrevia como “uma série desorganizada de referências pop que representavam a mente” do protagonista. Ele se inspirou no seu próprio quarto de adolescente.
  • A cena em que Ferris vai, disfarçado, buscar Sloane foi filmada em frente à sua antiga escola.
  • O sobrenome do protagonista foi inspirado em Bert Bueller, um dos amigos mais antigos de John Hughes.
  • O endereço na casa de Ferris é o mesmo da casa de infância de John Hughes.
  • Matthew Broderick, o Ferris Bueller. O ator nunca mais repetiu o sucesso experimentado com o personagem que fez aos 23 anos, mas mantém sua filmografia ativa aceitando papéis menos expressivos em produções hollywoodianas e muitas incursões pelo cinema independente (como “Eleição” e “Conte Comigo”). É também dublador: foi o Simba em “O Rei Leão” e tem papéis recorrentes em “Hora de Aventura”, entre eles o Guerreiro do Sonho. Repetiu a premissa de “Curtindo a Vida Adoidado” em um comercial de TV exibido no Superbowl em 2012. É casado com Sarah Jessica Parker desde 1997.
  • Broderick em 2015.
  • Alan Ruck, o Cameron FryeO amigo certinho de Ferris até fez alguns papéis ainda naquela década, como “Ninguém Segura Essa Garota” e “Doce Inocência”, mas o grosso de sua carreira é mesmo na TV. Depois que “Greek”, onde tinha papel fixo, foi cancelado, só tem feito participações. As mais recentes foram nas séries “O Exorcista” e “The Catch”.
  • Alan Ruck em 2009.
  • Mia Sara, a Sloane PetersonA atriz tinha estreado no cinema em “A Lenda”, de Ridley Scott, um ano antes de “Curtindo a Vida Adoidado” e continuou trabalhando bastante nos anos 1980 e 1990, sobretudo em filmes para a TV e thrillers de ação com Jean Claude Van Damme e Burt Reynolds. Ultimamente, se diz aposentada da profissão de atriz, mas ocasionalmente faz participações em curtas e séries de TV. Escreve poesias e é casada com Brian Hanson, filho de Jim Henson (o criador de “Muppets”).
  • Mia Sara em registro recente.
  • Jennifer Grey, a Jeanie BuellerA atriz estourou no ano seguinte a “Curtindo a Vida Adoidado”, com “Dirty Dancing”. Poucos dias antes da estreia do filme, porém, ela sofreu um acidente de trânsito na Irlanda com Matthew Broderick , que na época era seu noivo. Duas pessoas que estavam no carro em que colidiram morreram. Ela disse em entrevistas recentes que o fato a marcou profundamente, fazendo com que enxergasse a carreira de outra maneira. Ela não aproveitou a onda e escolheu papéis inexpressivos. Ela fez duas cirurgias plásticas que modificaram seu nariz no início dos anos 1990, ela fez pontas em séries, como “Friends”. Seus últimos trabalhos foram na série “Red Oaks”, em 2015 e na animação “Duck Duck Goose”, deste ano.
  • Jennifer na série “Red Oaks”
  • Jeffrey Jones, o diretor Ed Rooney.O ator fez pelo menos mais dois clássicos da Sessão da Tarde: “Howard, o Super-Herói” e “Os Fantasmas se Divertem”. Em 2002, foi acusado de tirar fotos pornográficas de um garoto de 14 anos e de manter esse e nus de outros menores em sua casa. Desde essa época, faz parte do registro de criminosos sexuais. Não abandonou a carreira totalmente, apesar do escândalo. Seu último papel foi em “10.0 Earthquake”, de 2010.
  • Jones em “Who’s Your Caddy”, de 2007.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]