• Carregando...
Ozzy Osbourne em show em Curitiba, em abril deste ano. | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Ozzy Osbourne em show em Curitiba, em abril deste ano.| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

1. O que diz a nova lei?

Restringe a meia-entrada a uma cota de 40% em bilheterias de shows em todos os setores e em transporte público. Caso queira, o produtor pode extrapolar o limite e vender além dessa porcentagem.

2. Quem tem direito à meia-entrada?

Além de estudantes, agora jovens de 15 a 29 anos de baixa renda e pessoas com deficiência.

Idosos ficaram de fora da lei da meia-entrada, mas têm direito ao benefício garantido pelo Estatuto do Idoso.

Regulamentação da meia-entrada entra em vigor no dia 1.º de dezembro

Texto não especifica como será feita fiscalização e assegura em 40% a cota destinada a estudantes, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda

Leia a matéria completa

3. Como vai funcionar?

Produtores deverão avisar, de “forma clara, precisa e ostensiva” em suas bilheterias e em sites de venda de ingressos o número total de ingressos e o número disponível para meia-entrada, além das condições em que vale o benefício. Caso contrário, o beneficiário poderá exigir pagar metade do preço.

4. A regra vale a partir de quando?

1º de dezembro. A partir dessa data, produtores poderão limitar em 40% a venda de ingressos restantes para a meia-entrada.

5. Antes de 1.º de dezembro, é permitido limitar a meia-entrada?

Depende da legislação em cada Estado. O produtor pode levar em conta o Estatuto da Juventude, de agosto de 2013, que já delimitava o número de ingressos para estudantes e jovens de baixa renda.

6. Que documentos deverão ser apresentados?

Estudantes: carteira de identificação estudantil, expedida por diretórios e centros acadêmicos, de nível médio e superior, ou entidades estudantis, como a UNE (União Nacional dos Estudantes).

Jovens de baixa renda: o texto fala em um um novo documento: a Identidade Jovem, a ser emitida pela Secretaria Nacional da Juventude a partir do CadÚnico, base de dados do Ministério do Desenvolvimento Social que unifica informações sobre programas do governo.

Em setembro, 22,2 milhões de jovens brasileiros teriam direito ao benefício.

Pessoas com deficiência: devem apresentar o cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da pessoa com deficiência ou documento emitido pelo INSS que ateste a aposentadoria, além de um documento com foto.

O desconto de 50% também se estende ao acompanhante da pessoa com deficiência, caso necessário.

Decreto da meia-entrada repara falhas, mas controle ainda é dúvida

Um dos resultados da regulamentação da meia-entrada, cujo texto foi publicado nesta terça-feira (6) no “Diário Oficial da União”, pode ser a diminuição do valor dos ingressos para shows, peças, cinema e demais atividades culturais. É o que acredita Odilon Wagner, ator e diretor de teatro. Para ele, a regulamentação deve corrigir falhas como o uso d

Leia a matéria completa

7. Quem vai fiscalizar?

Esse ponto ainda não está claro. O decreto não especifica quais “órgãos públicos competentes federais, estaduais, municipais e distrital, conforme área de atuação” devem observar se o limite mínimo de 40% é respeitado.

8. Como a fiscalização deverá ocorrer?

Produtores deverão enviar relatórios da venda de ingressos após o encerramento das vendas, discriminando quantos foram vendidos como meia-entrada, ao poder público e às entidades estudantis. Estas, em contrapartida, deverão disponibilizar um banco de dados com informações sobre os alunos para eventuais consultas de produtores e do poder público.

9. Os ingressos ficarão mais baratos?

O argumento de produtores é que poderiam diminuir o valor dos ingressos com a restrição à meia. Porém, nada na nova lei garante que os preços vão diminuir.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]