• Carregando...
Os integrantes do Pato Fu vão utilizar instrumentos musicais de brinquedo ou miniatura nos shows do álbum Música de Brinquedo | Nino Andrés / Divulgação
Os integrantes do Pato Fu vão utilizar instrumentos musicais de brinquedo ou miniatura nos shows do álbum Música de Brinquedo| Foto: Nino Andrés / Divulgação

Alguns artistas da música brasileira produziram, quase simultaneamente, há pouco tempo, projetos para o público infantil. A gaúcha radicada no Rio de Janeiro Adriana Calcanhotto elaborou os álbuns Partimpim 1 e 2. Pequeno Cidadão foi a aposta do paulistano Arnaldo Antunes. Já os mineiros do Pato Fu gravaram o álbum Música de Brinquedo (confira o serviço completo). Em comum, as propostas mencionadas se aproximam pelo cuidado com as letras e pela dicção musical com acento pop. Coincidência? Ou seria uma tendência?

Saiba tudo sobre os espetáculos da Mostra Principal 2011 do Festival de Curitiba

Fernanda Takai, de 39 anos, a vocalista do Pato Fu, afirma que há uma explicação. "Nós, do Pato Fu, o Arnaldo e a Adriana passamos a conviver com filhos ou sobrinhos, e isso, em alguma medida, estimulou e mesmo viabilizou a criação de um repertório voltado para as crianças", diz Fernanda.

Mas, completa a integrante da banda, Música de Brinquedo surgiu como uma proposta híbrida, que pode ser sorvida pelos públicos infantil e adulto. O álbum ficou pronto antes da Copa do Mundo da África do Sul, em abril do ano passado. A opção foi esperar pelo encerramento dos jogos para divulgar o projeto. Mas algumas canções começaram a circular na internet e, antes de a seleção da Espanha se consagrar campeã, o repertório já estava divulgado.

Hoje e amanhã, eles apresentam pela primeira vez na capital paranaense o show Música de Brinquedo, no Colégio Estadual do Paraná, dentro do Guritiba, projeto do Festival de Curitiba destinado a plateias mais jovens.

O Pato Fu vai executar as 12 faixas do álbum, e também releituras de canções próprias, como "Sobre o Tempo", "Eu", "Made in Japan" e "Perdendo Dentes". Com 10 músicos no palco, três deles manipuladores de bonecos, será possível recriar a atmosfera do álbum de estúdio. Em Música de Brinquedo, eles usaram instrumentos de plástico, guitarrinhas e microbaterias por exemplo. "Viajamos com três caixas cheias de instrumentinhos que fazem barulhinhos", conta Fernanda.

O álbum reúne, principalmente, canções de artistas brasileiros, como Titãs ("Sonífera Ilha"), Rita Lee ("Ovelha Negra"), Ritchie ("Pelo Telefone"), e também de nomes internacionais: Paul McCartney ("Live and Let Die") e Elvis Presley ("Love me Tender"). Nina, a filha de Fernanda, e dois amigos de escola, Matheus e Mariana, cantam, gritam e, de modo geral, criam uma sensação de brincadeira e informalidade.

O público curitibano costuma prestigiar as apresentações da banda, a exemplo do que aconteceu durante a Virada Cultural, em novembro do ano passado, quando as ruas do Setor Histórico ficaram lotadas. Ainda há ingressos para o show de hoje, mas não para o de amanhã. Hoje, às 9h30, a banda estará na Concha Acústica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná para um bate-papo com entrada franca.

Serviço:

Música de Brinquedo (confira o serviço completo), com Pato Fu. Colégio Estadual do Paraná (Av. João Gualberto, 250). Dias 7 e 8, às 19h30. R$ 50 e R$ 25 (meia). Há ingressos apenas para a apresentação de hoje.

PUC Ideias, com Pato Fu. Pontifícia Universidade Católica do Paraná (R. Imaculada Conceição, 1.155). Dia 7, às 9h30, na Concha Acústica. Entrada franca.

Confira a programação da Mostra Principal 2011 do Festival de Curitiba também pelo seu iPhone e iPad, baixe o app da Gazeta do Povo gratuitamente na Apple Store. Se você já possui nosso app, basta fazer o download da edição do dia e ir à editoria do Caderno G.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]