• Carregando...
Autorretrato do fotógrafo Arthur Wischral | Reprodução
Autorretrato do fotógrafo Arthur Wischral| Foto: Reprodução

O Museu da Fotografia inaugura hoje a exposição Documentos de um Olhar (confira o serviço completo da exposição), com 94 imagens da coleção de negativos em chapas de vidro do fotógrafo curitibano Arthur Wischral, pioneiro da fotografia documental no país.

A exposição, promovida pela Fundação Cultural de Curitiba, traz imagens de Curitiba e de outras cidades paranaenses entre os anos de 1910 e 1964. Nesses mais de 50 anos, Wischral captou mo­­mentos importantes do crescimento de Curitiba e do estado: o dia a dia dos moradores, o processo de urbanização e as obras ferroviárias, além do homem paranaense do interior e do litoral.

A obra do fotógrafo – composta por 6.750 chapas e 170 fragmentos – já foi exposta em 2007, em comemoração ao término do período de recuperação dos negativos, iniciado em 1999.

Novo enfoque

Rodrigo Marques, coordenador do Museu da Fotografia e um dos organizadores da exposição, diz que este ano o tema da exposição são os retratos. "Wischral é co­­nhecido por seu empenho em documentar paisagens, cidades e a ferrovia. Porém, muitas de suas fotografias são retratos, alguns, inclusive, de pessoas ainda identificadas."

Filho de imigrantes alemães, Arthur Wischral nasceu em 1894 e, desde 1910, já trabalhava como repórter fotográfico. Contratado para documentar a evolução das ferrovias, Wischral não se limitou a simplesmente registrar os benefícios da estrada de ferro. Foi além e retratou a difícil realidade dos ferroviários, com o olhar atento e aguçado de um bom repórter fotográfico.

Serviço

Documentos de um Olhar (confira o serviço completo da exposição). Museu da Fotografia de Curitiba (Solar do Barão – R. Carlos Cavalcanti, 533 – Centro). De 1º de junho a 3 de julho. De terça a sexta-feira, da 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas; sábados e domingos, das 12 às 18 horas. Entrada franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]