• Carregando...
Casarão Belvedere passa por revitalização há quase dois anos e deve se tornar nova sede da APL | Henry Milléo/Gazeta do Povo
Casarão Belvedere passa por revitalização há quase dois anos e deve se tornar nova sede da APL| Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo

Além de festejar o aniversário de 80 anos, a Academia Paranaense de Letras (APL) comemora a implantação de três projetos sociais que estimulam o estudo da cultura paranaense nas escolas e centros culturais do estado. Ao todo, as 25 academias de letras espalhadas pelo Paraná desenvolveram o projeto “Academia vai à escola”, que torna obrigatório o ensino da história local e regional, a partir do ensino fundamental, nas escolas públicas e privadas.

O que despertou a iniciativa na academia foi à constatação de que apenas duas horas eram dedicadas ao estudo da história paranaense no currículo escolar. “Só na 5º série do ensino regular e nas aulas de história que os alunos tinham contato com a história do nosso estado. Isto é insuficiente para que o estudante aprenda sobre nossa origem, costumes, literatura e a relevância do Paraná na história do Brasil”, afirmou a presidente da academia, Chloris Casagrande Justen.

Com o objetivo de dar mais espaço para o ensino da cultura e da literatura paranaense, a academia contou com a aprovação de três projetos em parceria com a Secretaria de Educação, para inserir, de modo experimental, os estudos da história local e regional nas escolas. Assinado em dezembro de 2014, o projeto foi efetivado somente este ano, quando os educadores receberam orientações e sugestões de materiais didáticos e paradidáticos que possam auxiliar na dinâmica de aprendizagem dos alunos.

“O envolvimento dos acadêmicos nesses projetos tem sido muito grande. Estamos todos muito entusiasmados com todas essas novidades. E é com esse ânimo que entramos nas comemorações dos nossos 80 anos de história”

Laurentino Gomes

Projetos

A iniciativa “Academia vai à escola” é promovida por algumas academias de literatura pelo país. A Academia de Letras do Maranhão, por exemplo, começou em março deste ano a implantação do mesmo sistema nas escolas públicas maranhenses.

Outro projeto, ainda sem nome, prevê que as crianças do ensino infantil e ensino fundamental I aprendam e disseminem a cultura paranaense por meio de atividades e palestras promovidas pelas instituições de ensino.

Por último, um terceiro projeto já em fase bastante adiantada, que pretende dar, finalmente, uma sede para as atividades da academia em Curitiba. O casão Belvedere está na última etapa de restauração para que a academia possa se instalar e promover encontros e palestras de estudo da literatura do Paraná. Hoje, a reunião dos membros da academia se dá toda segunda quinta do mês, das 9h às 11h, no Museu Paranaense.

“O envolvimento dos acadêmicos nesses projetos tem sido muito grande. Estamos todos muito entusiasmados com todas essas novidades. E é com esse ânimo que entramos nas comemorações dos nossos 80 anos de história”, disse Laurentino Gomes, escritor e membro da APL.

Regras

As Academias de Letras são uma instituição literária, composta por quarenta membros efetivos e perpétuos (imortais) que têm por objetivo o estudo e cultivo da língua portuguesa e da literatura brasileira. Aos acadêmicos efetivos são reconhecidos os méritos por esforços históricos em prol da profusão da cultura brasileira, do idioma, do português brasileiro e do português europeu.

A Academia Paranaense de Letras representa as 24 academias de letras e instituições literárias do estado frente à Academia Brasileira de Letras,que está ligada a Academia Francesa de Letras — fundada em 1635, é uma das mais antigas e proeminentes instituições de estudo da linguagem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]