• Carregando...
 | Reprodução
| Foto: Reprodução

Não deixa de ser uma atividade relaxante. De alguma forma, ajuda a aliviar o estresse das atividades do dia a dia.

Milton C. Mariottim, terapeuta.

Livro

Jardim Secreto

Johanna Basford. Editora Sextante, 96 pps. R$ 29,90.

A nova onda do mercado editorial é um presente para os mais velhos que, assim como crianças, adoram colorir.

Novidade no Brasil, os livros de arte terapia baseados em desenhos para pintar têm provocado uma corrida às livrarias, o que levou títulos do gênero a encabeçarem a lista das obras mais vendidas no país.

Um estímulo para quem quer abstrair os problemas cotidianos ou simplesmente uma atividade prazerosa para quem gosta de testar a criatividade, essas obras não exigem muito mais do que boa imaginação e lápis de cor. São, na verdade, uma compilação de desenhos minuciosos, em edições elegantes, que convidam o leitor (ou o artista) para dar uma nova cara à imagem em preto e branco, nos moldes dos livros para colorir infantis.

A novidade tem nome. O mais famoso, por enquanto, chama-se Jardim Secreto, lançado em dezembro pela editora Sextante. A obra, considerada antiestresse, traz como bônus enigmas para serem decifrados durante a pintura.

Desde seu lançamento, o livro da ilustradora Johanna Basford assumiu os primeiros lugares das listas de livros mais vendidos não só no Brasil, mas também em outros países.

Na Livraria da Folha, lidera o ranking, deixando para trás títulos como Philia, do Padre Marcelo Rossi. Em um ranking nacional, de acordo com o Publishnews, site especializado em mercado editorial, Jardim Secreto está na segunda posição, perdendo apenas para o livro do religioso – embora encabece a lista entre os de não ficção e supere best-sellers como Cinquenta Tons de Cinza.

No site de compras virtual Amazon, é o terceiro livro mais vendido. Nas Livrarias Curitiba, é o segundo da categoria não ficção com mais exemplares comercializados.

De acordo com a editora Sextante, o título já acumula mais de 70 mil exemplares vendidos desde que foi lançado no Brasil. E a adesão deve aumentar: para o mês que vem, está programado o lançamento oficial da nova obra de Johanna, chamado Floresta Encantada (também pela Sextante e já disponível em alguns sites).

Ainda que livros como Jardim Secreto tenham se tornado os queridinhos da vez pela proposta de confortar as pessoas, profissionais voltados para o estudo de desajustes emocionais afirmam que as atividades sugeridas pelas obras do gênero não podem e não devem ser encaradas como terapia.

O fato é que o enfrentamento de distúrbios nervosos ou emocionais precisa da orientação de um profissional habilitado, com intervenções que vão muito além de colorir desenhos.

“Quando se fala em atividade terapêutica, em arte terapia, são atividades livres, que estimulam a livre expressão”, explica o terapeuta ocupacional Milton Carlos Mariottim, da Universidade Federal do Paraná. “Colorir é algo mais dirigido, um fazer semiestruturado e de uma técnica mais simples.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]