• Carregando...
Mural dos Gêmeos ilustra prédio em Lisboa, capital portuguesa, em fotografia de 2011. | Erdalito/Wikimedia Commons
Mural dos Gêmeos ilustra prédio em Lisboa, capital portuguesa, em fotografia de 2011.| Foto: Erdalito/Wikimedia Commons

A dupla paulistana Os Gêmeos e o estilista mineiro Ronaldo Fraga participam do último encontro do projeto Conversarte nesta sexta-feira (27), no Teatro Bom Jesus.

Incitados a debater sem roteiro predefinido, os artistas devem falar sobre seus processos criativos e referências – que têm pontos em comum apesar de habitarem mundos diferentes, dizem os convidados.

“Acho que meu trabalho e o dos Gêmeos comungam em dois aspectos. Primeiro, na referência da cultura brasileira, que é ilustrada e escrita através de um registro gráfico. Segundo, porque muitos dos croquis dos Gêmeos poderiam ser croquis de moda, enquanto muitos dos meus poderiam ser grafites deles”, diz Fraga, que é conhecido pelas representações que faz da cultura nacional em suas coleções. “Vai ser um papo de velhos amigos que estão se conhecendo agora”, brinca.

A conversa foi batizada de “Enredo Brasil: Folclore, Lendas e Cotidiano no retrato da arte”, e acontecerá paralelamente à exposição de três painéis do artista Thiago Syen inspirados pela bicicleta e pelo grafite. O trabalho fica aberto à visitação até a segunda-feira (30).

Conversarte

Teatro Bom Jesus (R. 24 de Maio, 135), (41) 2105-4034. Dia 27, às 21 horas. R$ 26 (inteira) e R$ 16 (meia-entrada). Últimos ingressos. Assinantes da Gazeta do Povo têm 50% de desconto na compra de um ingresso.

Otávio e Gustavo Pandolfo contam que, de fato, estudam cada vez mais o design das roupas dos personagens de seus grafites – facilmente reconhecíveis pelos rostos amarelos, cenários oníricos e roupas estampadas impressos em paredes de São Paulo e de cidades na América do Norte e na Europa. “Nosso trabalho tem muito a ver com a moda. Acho que vai ser um papo muito natural”, diz Otávio.

Para Gustavo, as ideias “não convencionais” do estilista também são fatores de identificação entre os dois trabalhos. “A moda também tem barreiras a quebrar, também tem de ser um instrumento de experimento”, diz.

Fraga concorda que seu trabalho não é considerado um desenho clássico de moda, e diz que a especificidade também ocorre na obra dos Gêmeos. “É um trabalho fora da curva na área. Não dá para comparar Os Gêmeos com outros”, diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]