• Carregando...
Obra da exposição “Calça de Ginástica”, de Rafael Alonso | Divulgação
Obra da exposição “Calça de Ginástica”, de Rafael Alonso| Foto: Divulgação

A SIM Galeria, em Curitiba, inaugura nesta terça-feira (31) a exposição “Calça de Ginástica”, do artista plástico Rafael Alonso. A mostra é um trabalho individual, fundamentado em uma pesquisa que busca o vínculo entre a pintura abstrata, o cotidiano e o ordinário.

A exposição de Alonso - apontado pela crítica como uma das revelações da arte contemporânea - faz uma apropriação dos padrões da moda e inspira-se nas bermudas de praia, roupas de academia e tênis de corrida para criar suas telas, objetos que, para o artista, são “espécies de índices do exagero. Exagero cromático, temático e de consumo”. Representa o uso da visualidade numa especulação ao consumo.

Entre as camuflagens de suas pinturas e as sobreposições de cores, o artista carioca explora os excessos e expõe, de forma crítica, o consumo desenfreado. As obras também demonstram o interesse do artista pelo uso que a indústria têxtil e da moda faz das cores e formas como apelo comercial e estético. Calça de Ginástica fica em cartaz na SIM Galeria até 2 de maio.

Sobre o artista

Formado em pintura e mestre em Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ, o artista plástico já recebeu o prêmio SIM Artes Visuais (2008) e participou de uma série de exposições, dentre elas: Rafael Alonso (Galeria de Arte do SESC - Niterói, 2005), Caos e Efeito (Itaú Cultural - São Paulo, 2011), Pintura Ampliada (Centro Cultural Banco do Nordeste - Fortaleza, 2011) e Panorama (Oi Futuro - Rio de Janeiro, 2013).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]