• Carregando...
Artistas participam de ato contra a saída de Ana González da direção do Museu da Gravura. | Ana Carolina Caldas/
Artistas participam de ato contra a saída de Ana González da direção do Museu da Gravura.| Foto: Ana Carolina Caldas/

Nesta tarde de sábado (3), artistas fizeram uma manifestação contra o afastamento de Ana González da direção do Museu da Gravura de Curitiba no Solar do Barão. A diretora foi afastada do cargo na última quinta-feira (1°), após anúncio feito pelo diretor do patrimônio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Hugo Moura Tavares. A artista Juliana Kudlinski deve assumir o cargo.

A mudança entre diretoras gerou polêmica. A FCC explicou em nota oficial que a mudança de coordenação do museu foi de caráter administrativo. “A medida se dá pela necessidade de mudança de rumos para a construção do Sistema Municipal de Museus e do próprio Museu da Gravura. Não houve demissão ou afastamento: Ana González continuará suas atividades no Setor de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da FCC”, esclarece o órgão em nota.

De acordo com a Frente Acorda Cultura, os motivos do afastamento de Ana González foram poucos transparentes. A Frente acredita que a atitude tenha sido motivada pelo bloqueio das escadas que dão acesso ao Museu da Gravura por correntes na última quarta-feira (30). A situação foi registrada e compartilhada via Facebook, o que gerou repúdio entre o meio artístico.

Na quinta-feira (1°), após reunião, o afastamento de Ana González do cargo foi anunciado. “Ana é reconhecida como excelente profissional pelos artistas visuais. A diretora apenas cumpria ordens. No lugar do diretor de patrimônio e do presidente da FCC assumirem a culpa, eles resolveram usar outra estratégia, a de punir quem cumpria ordens”, salienta a Frente Acorda Curitiba em nota divulgada neste sábado (3).

A FCC nega que esse tenha sido o motivo da mudança de direção do museu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]