• Carregando...
Confronto do dia 29 de abril completa um ano | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Confronto do dia 29 de abril completa um ano| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O confronto entre professores da rede estadual de ensino e a Polícia Militar, que deixou cerca de 200 feridos no dia 29 de abril do ano passado, motivou a composição “Trato Feito”, assinada por uma banda de rock de Guarapuava.

Liderada por Lincoln Groosky, a banda independente Preto Fosko teceu duras críticas ao governador Beto RIcha na canção “Trato Desfeito”, cujo clipe foi lançado um dia depois do evento conhecido como Batalha do Centro Cívico ter completado um ano. Adjetivos como “ditador sangrento”, entre outros, estão presentes na composição.

Groosky, que também atua como professor de musicalização e xadrez a crianças de seis a doze anos em seu município, diz que não teve como não se sensibilizar.

“No dia posterior do confronto, até as crianças questionaram o porque dos professores estarem apanhando. O que você vai dizer a elas? As reinvindicações eram justas... Poderia ser a minha mãe, a mãe do meu vizinho. Alguns daqueles profissionais dedicaram a vida inteira à educação e foram tratados daquele modo, é inadmissível”, afirma.

O problema é que artistas de grande visibilidade, que deveriam fazer esse tipo de música, não o fazem porque sabem que esse tipo de canção não é para tocar nas rádios.

Lincoln GrooskyMúsico da banda Preto Fosko e professor

O músico também fala da dificuldade de se tratar de temas polêmicos como esse nas composições: “o grande problema é que artistas de grande visibilidade, que deveriam fazer esse tipo de música, não o fazem porque sabem que esse tipo de canção não é para tocar nas rádios. Rádios essas que, muitas vezes, estão na mão de políticos”, diz.

O mais importante, ainda segundo Groosky, é “retratar o caso para que a lembrança permaneça viva na mente das pessoas para que fatos lamentáveis como esses não voltem a acontecer”, afirma.

Confira a seguir o clipe de Trato Desfeito”:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]