• Carregando...
Má Ribeiro em seu “Bife”, que falava sobre os clowns. | Marco.Novack / Divulgação
Má Ribeiro em seu “Bife”, que falava sobre os clowns.| Foto: Marco.Novack / Divulgação

Num ano de fraca movimentação no cenário teatral, a companhia Bife Seco decidiu investir seu dinheiro de caixa não num espetáculo novo, mas numa mostra de fomento a outros grupos. A partir desta segunda-feira (6), a trupe de Dimis Jean Sores irá selecionar quatro projetos que terão apoio de R$ 1 mil para desenvolver um espetáculo cada com dramaturgia própria. As apresentações acontecerão no fim do ano, com uma semana de temporada para cada um, no Teatro Novelas Curitibanas.

Livraria Cultura oferece teatro para crianças em julho

Espetáculos acontecem entre sexta-feira e domingo

Leia a matéria completa

A seleção será feita por Giovana Soar, Sueli Araújo, Clóvis Severo Brudzinski e João Luiz Fiani – este último, que acaba de ser nomeado secretário da Cultura, é uma incógnita. As inscrições vão até 26 de julho, e o anúncio dos vencedores sairá dia 11 de agosto. Na semana seguinte, os selecionados já entram em ensaios.

Aqueles que entrarem para a Mostra Drama_1 terão o acompanhamento de profissionais de vasta experiência ao longo de quase três meses de ensaio.

“Não temos ideia de quantos grupos irão se inscrever. A ideia é gerar interesse entre aqueles que talvez não tenham a proposta de criar dramaturgia própria”, explica Sores, que é diretor da companhia. A intenção é fazer uma escolha o mais democrática possível.

Apresentações

As datas da mostra, a princípio, serão de 20 de novembro a 13 de dezembro. A primeira semana deverá receber a leitura dramática de três novos textos da Bife Seco, todas assinadas pelo coletivo, além de um musical que eles têm no forno.

O grupo é formado por Dimis, Sávio Malheiros, Patrícia Cipriano e Lucas Ribas, mas outros artistas se juntam com frequência aos trabalhos, como Luiz Bertazzo, Má Ribeiro e Ciliane Vendruscolo.

Completando cinco anos de trabalhos, a Bife Seco tem se destacado pelo sarcasmo com que aborda o próprio teatro, em produções como “Vivienne”, “Peça Ruim” e “Bifes_1”. Essa última era composta por seis monólogos em que foram homenageados artistas tão diversos como Robert Wilson e Mazzaropi.

INSCRIÇÕES

Drama_1

As solicitações de inscrição devem ser enviadas para mostradrama@bifeseco.com.br com o projeto de dramaturgia própria a ser realizado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]