• Carregando...
Harrison Ford: ele é Han Solo, Indiana Jones e Jack Ryan, porém nunca ganhou um Oscar | Kevin Winter/AFP
Harrison Ford: ele é Han Solo, Indiana Jones e Jack Ryan, porém nunca ganhou um Oscar| Foto: Kevin Winter/AFP

Não é somente escolhendo ou deixando de escolher os melhores filmes e diretores de cinema que o Oscar cria uma referência da produção cinematográfica de uma época. Os prêmios de Melhor Ator e Atriz, assim como de Coadjuvantes, também dizem muito sobre a qualidade dos filmes de determinado período. Mas para cada acerto da Academia, há uma boa dose de injustiça na lista de atores e atrizes que são esnobados pelo Oscar.

Abaixo, listamos 30 atores e atrizes que nunca foram premiados pela Academia. Alguns já foram indicados várias vezes. Outros, nunca. Para completar, citamos ao menos um filme que poderia ter dado o prêmio ao referido ator e qual a probabilidade (entre altamente provável, provável, improvável ou altamente improvável) de ele ou ela serem premiados no futuro.

Amy Adams

Quem é: A versátil Amy Adams, que transita de “Superman” a “Animais Noturnos”, já foi indicada por cinco vezes ao Oscar e poderia ter sido por outras mais.

Filme pelo qual poderia ter sido premiada: “A Chegada” (2016).

Chance de prêmio: Altamente provável. Amy Adams já bateu na trave algumas vezes e poderia ter sido novamente indicada na edição de 2017.

Bill Murray

Quem é: Não se pode confundir a capacidade de Bill Murray de rir de si mesmo de seu talento como ator. Mas vencer o Oscar não parece um dos seus maiores objetivos na carreira.

Filme pelo qual poderia ter sido premiado: “Encontros e Desencontros” (2003)

Chance de prêmio: Improvável. Em sua longa filmografia, Murray não costuma priorizar filmes típicos do Oscar.

Brad Pitt

Quem é: Muito mais do que um rostinho bonito em Hollywood, Brad Pitt já ganhou o Oscar como produtor (por “12 Anos de Escravidão”), mas nunca como ator. Já foi indicado nas categorias de atuação em três ocasiões.

Filme pelo qual poderia ter sido premiado: “O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford” (2007).

Chance de prêmio: Provável. Pitt talvez não seja um ator tão talentoso quanto gostaríamos que fosse, mas já teve grandes momentos na carreira e certamente terá outros.

Brigitte Bardot

Quem é: Musa maior do cinema francês, estrelou clássicos como “E Deus Criou a Mulher” (1956) e “O Desprezo” (1963).

Filme pelo qual poderia ter sido premiada: “Vida Privada” (1962).

Chance de prêmio: Altamente improvável. Bardot abandonou a carreira como atriz em 1992. Oscar, agora, só se for como homenagem à carreira.

Ed Harris

Quem é: Ao migrar para a televisão (“Westworld”), Harris parece ter deixado de lado a pretensão de vencer um Oscar. Já foi indicado quatro vezes, a última em 2002 por “As Horas”.

Filme pelo qual poderia ter sido premiado: “Pollock” (2000).

Chance de prêmio: Improvável. Talento para agradar a Academia não lhe falta, apenas projetos que justifiquem novas indicações como em “O Show de Truman” (1998).

Edward Norton

Quem é: Não faltam a Edward Norton interpretações do jeito que a Academia gosta. Já foi indicado por três vezes, a mais recente por “Birdman” (2015).

Filme pelo qual poderia ter sido premiado: “As Duas Faces de um Crime” (1996).

Chance de prêmio: Altamente provável. Mera questão de tempo até a Academia se curvar ao talento de Norton. Depende de ele voltar a interpretar papéis tipicamente oscarizáveis.

Gael García Bernal

Quem é: Ator mexicano, só se tornou conhecido pelo público americano ao protagonizar a série “Mozart in the Jungle” da Amazon Prime.

Filme pelo qual poderia ter sido premiado: “Diários de Motocicleta” (2004)

Chance de prêmio: Improvável. Se um dia Bernal deixar de fazer tantos filmes falados em espanhol e passar para o inglês, a Academia poderá se dar ao trabalho de reconhecer o seu talento.

Glenn Close

Quem é: Indicada seis vezes para o Oscar, Glenn Close é uma das mais importantes atrizes de sua geração. Seu talento não é o mesmo de uma Merryl Streep, mas isso não faz dela uma atriz menos relevante.

Filme pelo qual poderia ter sido premiada: “Atração Fatal” (1987).

Chance de prêmio: Altamente provável, visto que está em plena forma e seria uma injustiça não ser reconhecida pela Academia.

Harrison Ford

Quem é: Apesar de ser um dos maiores nomes de Hollywood, nunca foi cogitado a concorrer aos maiores prêmios da indústria e parece não se importar muito com isso.

Filme pelo qual poderia ter sido premiado: “A Costa do Mosquito” (1986)

Chance de prêmio: Altamente improvável. Desde os anos 80 Harrison Ford não coleciona interpretações dignas do Oscar.

Helena Bonham Carter

Quem é: Recebeu mais de 40 prêmios como atriz e mais de 80 indicações, incluindo duas para o Oscar.

Filme pelo qual poderia ter sido premiada: “Clube da Luta” (1999).

Chance de prêmio: Provável. Atriz muito associada a filmes de fantasia, pode desfilar seu talento por outros gêneros do cinema para atrair a atenção da Academia.

Jamie Lee Curtis

Quem é: Atriz conhecida por seus vários papeis em filmes de horror na primeira parte de sua carreira, enveredou depois pela comédia e hoje está na tevê.

Filme pelo qual poderia ter sido premiada: “Um Peixe Chamado Wanda” (1988).

Chance de prêmio: Altamente improvável. Mesmo que tenha talento mais do que suficiente para arrebatar prêmios, a fase mais recente da carreira de Curtis a afasta do radar da Academia.

Jeff Goldblum

Quem é: Jeff Goldblum! Você se lembra dele como... Jeff Goldblum! Jeff Goldblum é ótimo como Jeff Goldblum. O que não é necessariamente ruim.

Filme pelo qual poderia ter sido premiado: “A Mosca” (1986).

Chance de prêmio: Altamente improvável. Nem sempre a Academia premia os melhores Jeff Goldblum do ano. E, honestamente, ele não está nem aí.

Jim Carrey

Quem é: Antes de “Ace Ventura – Um Detetive Diferente” (1994), Jim Carrey assinava James Carrey e fazia filmes dramáticos. Descobriu na comédia sua vocação, mas tem talentos que vão além de suas caretas e bordões. “Showtime!”

Filme pelo qual poderia ter sido premiado: “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” (2004).

Chance de prêmio: Improvável. Para sensibilizar os membros da Academia, Carrey precisaria deixar a comédia de lado e buscar papeis mais densos, o que não parece ser a direção atual de sua carreira.

Joaquin Phoenix

Quem é: Grande ator de sua geração que não tem mais reconhecimento porque faz o tipo maldito e excêntrico. Ainda assim, já foi indicado três vezes ao Oscar.

Filme pelo qual poderia ter sido premiado: “O Mestre” (2012).

Chance de prêmio: Altamente provável. Phoenix é talentoso demais para não ser reconhecido pela Academia mais cedo ou mais tarde.

John Goodman

Quem é: Ator boa-praça capaz de interpretar papeis em filmes de gêneros absolutamente diversos, nunca foi indicado ao Oscar.

Filme pelo qual poderia ter sido premiado: “O Grande Lebowski” (1998).

Chance de prêmio: Improvável. Apesar da carreira longeva, Goodman quase nunca é a estrela de seus filmes, o que o relega à condição de eterno coadjuvante.

John Malkovich

Quem é: Malkovich é um ator tão seguro de suas habilidades que é uma surpresa que ele nunca tenha sido premiado com um Oscar.

Filme pelo qual poderia ter sido premiado: “Ligações Perigosas” (1988).

Chance de prêmio: Provável. Malkovich já foi indicado duas vezes ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante e, no filme certo, poderia arrematar uma estatueta para si.

John Travolta

Quem é: Tendo alcançado o estrelato com filmes musicais como “Grease: Nos Tempos da Brilhantina” (1978), Travolta só foi reconhecido por seu talento como ator décadas mais tarde.

Filme pelo qual poderia ter sido premiado: “Pulp Fiction: Tempo de Violência” (1994).

Chance de prêmio: Altamente improvável. Nos últimos tempos Travolta não tem tido performances do nível e tipo exigidos pelo Oscar.

John Turturro

Quem é: Outra estrela do cinema alternativo, Turturro não foi indicado a nenhum Oscar, mas é um ator altamente talentoso e que tem uma marca própria.

Filme pelo qual poderia ter sido premiado: “Barton Fink – Delírios de Hollywood” (1991).

Chance de prêmio: Provável. Há atores que só são reconhecidos tardiamente pela Academia. John Turturro já mostrou o seu valor e deve ganhar um Oscar no futuro breve.

Johnny Depp

Quem é: Um versátil ator de inquestionável talento associado aos filmes de Tim Burton e à franquia de megassucesso “Piratas do Caribe”. Já foi indicado três vezes ao Oscar.

Filme pelo qual poderia ter sido premiado: “Medo e Delírio” (1998).

Chance de prêmio: Provável. Embora Depp seja um candidato aparentemente “perfeito” para o Oscar, pesam contra ele as denúncias de agressões contra a ex-mulher.

Laura Linney

Quem é: Indicada três vezes ao Oscar, duas na categoria de Melhor Atriz, Laura Linney tem a figura típica da atriz americana reconhecida pela Academia.

Filme pelo qual poderia ter sido premiada: “A Família Savage” (2007).

Chance de prêmio: Improvável. A julgar pelos papeis que Laura Linney tem interpretado nos últimos anos, não está no radar do Oscar. Mas não é carta fora do baralho.

Liam Neeson

Quem é: O homem com um conjunto muito particular de habilidades abraçou a carreira de ator de filmes de ação mais recentemente, mas tem talento para qualquer tipo de gênero de filme.

Filme pelo qual poderia ter sido premiado: “A Lista de Schindler” (1993).

Chance de prêmio: Improvável. Neeson parece ter deixado para trás os filmes que lhe garantiriam uma estatueta do Oscar como “Michael Collins: O Preço da Liberdade” (1996).

Matt Dillon

Quem é: Ator que já fez de tudo um pouco, de dramalhões a comédias rasgadas, Dillon não transformou essas qualidades em prêmios numerosos ao longo da carreira.

Filme pelo qual poderia ter sido premiado: “O Selvagem da Motocicleta” (1983).

Chance de prêmio: Altamente improvável. Dillon já teve uma indicação ao Oscar, mas hoje depende de um papel de destaque para convencer a Academia de sua relevância como ator.

Naomi Watts

Quem é: Indicada por duas vezes ao Oscar, na categoria Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante, Naomi Watts coleciona papeis que atraem a atenção da Academia.

Filme pelo qual poderia ter sido premiada: “Cidade dos Sonhos” (2001).

Chance de prêmio: Altamente provável. Mais do que nunca, Naomi Watts não depende de papeis que levem em consideração antes sua beleza do que seu talento, o que é um fator positivo no julgamento da Academia.

Ralph Fiennes

Quem é: Outro nome entre os mais injustiçados do Oscar, já foi indicado duas vezes, por “O Paciente Inglês” (1996) e “A Lista de Schindler” (1993).

Filme pelo qual poderia ter sido premiado: “Sunshine – O Despertar de um Século” (1999).

Chance de prêmio: Provável. Ralph Fiennes tem colecionado o tipo de papel que pode levar a novas indicações e, consequentemente, ao prêmio da Academia.

Ricardo Darín

Quem é: O rosto do cinema argentino para o resto do mundo, já estrelou um filme que venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, “O Segredo dos seus Olhos” (2009).

Filme pelo qual poderia ter sido premiado: “O Filho da Noiva” (2001).

Chance de prêmio: Altamente improvável. Darín não é o tipo de artista que cumpriria com os rituais necessários para ser considerado pela Academia, tampouco se interessa por filmar em Hollywood.

Robert Downey Jr

Quem é: Enquanto não está ocupado vestindo o traje do Homem de Ferro, Robert Downey Jr faz filmes como “Sherlock Holmes” e “O Juiz”. Já foi indicado duas vezes ao Oscar.

Filme pelo qual poderia ter sido premiado: “Trovão Tropical” (2008).

Chance de prêmio: Improvável, porque desde que ressurgiu para o cinema como o Homem de Ferro, Downey Jr. não tem colecionado papéis reconhecidos pelo Oscar.

Samuel L. Jackson

Quem é: Um dos maiores atores de sua geração, com extensa filmografia mas apenas uma indicação ao Oscar, por “Pulp Fiction: Tempo de Violência” (1994).

Filme pelo qual poderia ter sido premiado: “Django Livre” (2012).

Chance de prêmio: Altamente provável. Algo estaria muito errado no universo se a Academia não premiasse Jackson durante sua carreira como ator.

Steve Buscemi

Quem é: O rei do cinema indie, Buscemi se especializou na interpretação de tipos exóticos, o que nem sempre funciona para a lógica da Academia.

Filme pelo qual poderia ter sido premiado: “Fargo: Uma Comédia de Erros” (1996).

Chance de prêmio: Provável. Steve Buscemi tem uma carreira profícua e não há nada de grave que o separe de um eventual reconhecimento.

Tom Cruise

Quem é: Um dos atores mais associados a filmes de sucesso em Hollywood, Cruise nunca chegou a ser considerado um ator de inquestionável talento. Já foi indicado três vezes ao Oscar.

Filme pelo qual poderia ter sido premiado: “Magnólia” (1999).

Chance de prêmio: Provável, porque, com uma carreira extensa, é possível que escolha papéis que exijam mais atuação nos anos futuros. O Oscar viria “ao natural”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]