• Carregando...
Mahershala Ali, favorito ao Oscar de ator coadjuvante por “Moonlight” | Divulgação/
Mahershala Ali, favorito ao Oscar de ator coadjuvante por “Moonlight”| Foto: Divulgação/

No ano passado, enquanto Leonardo DiCaprio se preparava para, enfim, receber o primeiro Oscar da carreira, uma discussão bem mais polêmica dividia as atenções em torno da premiação. Pelo segundo ano seguido, nenhum ator negro aparecia entre os indicados. O fato mobilizou a comunidade artística, fazendo com que astros como Spike Lee criticassem severamente a premiação e se propagasse nas redes sociais a hashtag #OscarSoWhite (Oscar muito branco).

Um ano depois, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas parece ter se empenhado para se redimir. Além de vários filmes de temática negra estarem na disputa das principais categorias do Oscar 2017, pela primeira vez na história há atores negros indicados em todas as categorias. Também há um diretor negro entre os cinco finalistas. O anúncio dos indicados foi feito na manhã desta terça-feira (24) e a cerimônia de premiação acontece no dia 26 de fevereiro, em Los Angeles.

‘La La Land’ iguala recorde e recebe 14 indicações ao Oscar

Leia a matéria completa

Entre os nove indicados a melhor filme, três abordam temática racial. “Fences”, dirigido e estrelado por Denzel Washington, retrata a história de um catador de lixo que sonha em ser jogador de beisebol. “Estrelas Além do Tempo”, de Theodore Melfi, recria a história real do primeiro grupo de cientistas negras da Nasa. Por fim, “Moonlight: Sob a Luz do Luar”, de Barry Jenkins (indicado a melhor diretor), é um drama sobre um traficante negro homossexual. A produção já ganhou o Globo de Ouro de melhor filme dramático.

Dos seis atores negros indicados, pelo menos dois estão entre os favoritos para levar a estatueta. Uma é Viola Davis, que já faturou o Globo de Ouro de atriz coadjuvante por “Fences” e se tornou a primeira atriz negra a emplacar três indicações. Ela irá concorrer com mais duas atrizes negras: Naomie Harris, por “Moonlight”, e Octavia Spencer, por “Estrelas Além do Tempo”. Até então, negros nunca tinham sido maioria em uma categoria do Oscar.

Quem também está cotado para levar a estatueta na categoria coadjuvante é Mahershala Ali em “Moonlight”. Completam o time Denzel Washington (ator principal) por “Fences” e Ruth Negga (atriz principal) em “Loving”.

“Moonlight” conquistou outra indicação histórica: Joi McMillon é a primeira mulher negra a concorrer ao Oscar de melhor edição. Ela foi indicada junto com o editor Nat Sanders.

Documentários

Outra categoria em que a temática racial se faz bastante presente é a de documentário longa-metragem, com três produções ligadas ao tema: “A 13ª Emenda”, sobre os elos do sistema penitenciário americano com a escravidão; “O.J.: Made in America”, que narra a história de O.J. Simpson, astro do futebol americano acusado de assassinato; e “I Am Not Your Negro”, baseado em um manuscrito sobre a trajetória de líderes como Malcom X e Martin Luther King.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]