• Carregando...
Poster oficial do novo “Star Wars”, que mostra os vários personagens | Divulgação/
Poster oficial do novo “Star Wars”, que mostra os vários personagens| Foto: Divulgação/

Faltando menos de um mês para a estreia mundial de “Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força”, marcada para o dia 17 de dezembro, os rumores e teorias que cercam o sétimo filme da franquia criada por George Lucas podem ser ouvidos nos pontos mais e mais distantes da internet.

Dirigido por J. J. Abrams, o novo filme marca o início de uma nova trilogia que pretende apresentar o universo Star Wars a uma nova legião de fãs, ao mesmo tempo em que resgata uma série de elementos clássicos da franquia, com a volta de personagens como Luke Skywalker (Mark Hamill), Han Solo (Harrison Ford), Lea Organa (Carrie Fischer) e até mesmo Chewbacca (Peter Mayhew).

Veja os novos personagens da saga

Desde a confirmação da produção do filme em 2012 pela Disney – que comprou a Lucas Films e os direitos sobre a saga – diversas perturbações na força como imagens, pôsteres, trailers, vídeos 360° e comerciais de TV deram início a uma batalha épica de especulações por parte dos fãs, gerando uma série de teorias. Reunimos as mais relevantes para você ficar por dentro e finalmente escolher de que lado da força pretende estar até o dia da estreia.

A “família” está crescendo

Com os acontecimentos cronologicamente fixados 30 anos após os eventos que encerram “O Retorno do Jedi (1983)”, os trailers apresentam ao público personagens como Rey, uma escavadora que vive no desértico planeta de Jakku.

Os rumores começam quando a internet aponta paralelos entre a personagem e Luke Skywalker. Ambos são jovens sem grandes perspectivas, que iniciam sua jornada em planetas desérticos e têm suas vidas transformadas ao serem acidentalmente atingidos por circunstâncias relacionadas ao panorama político intergaláctico.

Leia também: Saga “Star Wars” é tesouro para filósofos

Também partilham grande afinidade com “a força”. Esse aspecto é reforçado quando, no segundo trailer, é reproduzida uma fala de Skywalker – presente no episódio VI – em que afirma que “a força é forte em minha família, eu tenho, minha irmã tem, meu pai tem”. Apesar dessa fala ser dirigida originalmente à princesa Leia, foi o bastante para que os fãs entendessem o recado. Os internautas apostam na reedição da famosa frase: “Rey eu sou seu pai”, mas agora com Luke fazendo a revelação.

  • Rey (Daisy Ridley), uma escavadora que vive no desértico planeta de Jakku, guarda semelhanças com Luke Skywalker.
  • Finn (John Boyega) é um stormtrooper que se rebela e se junta à Resistência.
  • General Hux (Domhnall Gleeson) é o líder da base Starkiller.
  • Poe Dameron (Oscar Isacc) é um hábil piloto da Resistência.
  • Kylo Ren (Adam Driver) é o novo vilão da saga, representante do legado nefasto de Darth Vader.
  • Maz Kanata (Lupita Nyong’o) é a líder de um grupo de piratas espaciais.

O novo vilão

Outro novato que tem suas teorias relacionadas à filiação é o vilão Kylo Ren (Adam Driver). Nos vídeos revelados até o momento, ele aparece como o grande representante do legado nefasto de Darth Vader. Manipulando um polêmico sabre vermelho – com feixe disforme e guarda – ele promete em uma de suas falas “terminar o que você [Vader] começou”, tendo inclusive recuperado a máscara danificada do lendário Lorde Sith. Kylo é figura central na Nova Ordem, estrutura política que substituiu o Império.

Para explicar a visível afinidade com a força também desse personagem, Kylo é apontado como sendo filho de Leia e Han Solo, separado dos pais pela ordem de cavaleiros Ren. História que novamente resgataria acontecimentos similares aos ocorridos na trilogia clássica, onde a própria Leia foi separada dos pais – e do irmão Luke – ainda criança.

Veja os trailers divulgados até o momento

A Super Arma

O primeiro pôster do filme também foi alvo de especulações. Em segundo plano, nota-se uma figura esférica bastante semelhante à Estrela da Morte, destruída nos filmes IV e VI. Essa hipótese ganha força quando o segundo trailer revela cenas de batalha em um planeta de clima gelado no qual se percebem na superfície as trincheiras características da “Estrela da Morte”, sugerindo que, na verdade, todo aquele ambiente seja as proximidades da Super Arma. A existência desse equipamento bélico de grandes proporções é ancorada por uma cena em que Kylo Ren aparece observando um grande feixe de luz, precedido por cenas de destruição do que parece ser uma floresta.

O isolamento de Luke

Apesar de ser uma das figuras centrais da trilogia clássica, Luke Skywalker pouco participa dos trailers. Sua figura é envolta em uma postura de mistério, a exemplo do que ocorreu com o mestre Jedi Obi Wan Knobi no episódio IV. Ele aparece com a mão robótica pousada sobre o droid R2D2, e entregando um sabre de luz à General Leia, uma das líderes da Resistência.

Uma hipótese para o envolvimento de Skywalker na trama é atuar como mestre de Finn – outro protagonista novo –, um Stormtrupper desiludido com a atuação do governo para o qual trabalha e que resolve mudar de lado. A dedução leva em conta cenas em que Finn aparece manipulando um sabre azul parecido com o que Luke costumava empunhar. Há também a possibilidade de Finn ser treinado por Maz Kanata (Lupita Nyong’o), uma pirata espacial de quem se conhece apenas a voz através dos trailers.

Leia também: Fenômeno “Star Wars” virou especial fracassado de fim de ano em 1978

Já para o isolamento de Luke, uma teoria que vem ganhando força entre os usuários do Reddit é a de que teria havido um rompimento entre ele e Leia, motivado pela incredulidade dela na redenção de Darth Vader (lembrando que Luke é o único personagem a ter testemunhado o acontecimento ou mesmo o único indivíduo ainda vivo a ter conhecimento do ocorrido).

Segundo essa teoria, Leia teria pedido ao irmão que não revelasse para o mundo o parentesco dos dois com o vilão para não comprometer suas posições no novo governo. Em desacordo com a solicitação, Luke busca o distanciamento.

Adeus Chewie (?)

Não há dúvidas que o Wookiee, companheiro inseparável de Han Solo, é um dos personagens mais carismáticos da franquia. No entanto, uma das especulações da internet vem tirando o sono dos fãs saudosistas.

Uma das cenas do segundo trailer mostra Ray chorando sobre o corpo de algum personagem não claramente identificado. Alguns sugerem se tratar do peludão devido a alguns fios visíveis no frame. A teoria é reforçada num dos momentos seguintes, quando a General Leia aparece consternada, sendo consolada pelo personagem de Harrison Ford. Será que Chewbacca vai deixar a saga para virar mártir da Resistência?

Falando em Han Solo, as imagens dos trailers sugerem que ele vai cumprir o papel de “mentor” dos novatos Rey e Finn, que através dele vão fazer as conexões entre o passado histórico da saga e seus reflexos nos acontecimentos atuais. Pois para boa parte dos indivíduos, a luta entre os Jedi e o Império não passa de uma lenda.

E você, tem novas teorias a respeito da saga? Faça suas apostas e que a força esteja com você.

*

Vejas os trailers de “Star Wars: O Despertar da Força” divulgados até agora:

Trailer 1

Trailer 2

Trailer 3 (japonês)

Trailer 4

We will face them. December 18, 2015. #TheForceAwakens

Posted by Star Wars Movies on Quinta, 26 de novembro de 2015
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]