• Carregando...
Pedro Costa e Víctor Erice: mostra dedicada aos cineastas reúne 20 filmes em Curitiba | Domenico Calí/Filmadri/Divulgação
/
Pedro Costa e Víctor Erice: mostra dedicada aos cineastas reúne 20 filmes em Curitiba| Foto: Domenico Calí/Filmadri/Divulgação /

Nossa relação com o cinema português é um tanto estranha. Mesmo sendo um dos poucos países do mundo com quem compartilhamos o idioma, pouquíssimas produções de Portugal chegam aos cinemas brasileiros. É para preencher essa lacuna que começa nesta quarta-feira (8) em Curitiba uma mostra que não apenas vai exibir os filmes de um dos mais importantes cineastas da Europa, como também irá trazê-lo à cidade. Será uma oportunidade única para conhecer a obra do português Pedro Costa, juntamente com o espanhol Víctor Erice.

Até o próximo domingo (12), a Mostra Ficção Viva Pedro Costa & Víctor Erice apresenta ao público curitibano 20 filmes dos dois diretores, colegas de profissão e grandes amigos. No fim de semana, o próprio Pedro Costa ministra um workshop e comenta as sessões, que são gratuitas e acontecem na Caixa Cultural. Também participa do evento a montadora Patrícia Saramago, colaboradora de Costa e com mais de 30 produções no currículo.

Apesar de desconhecidos do grande público, Pedro Costa e Víctor Erice estão entre os nomes mais representativos do cinema europeu contemporâneo, segundo um dos curadores da mostra, Marcelo Munhoz. “Para mim, Pedro é um dos três grandes nomes do cinema mundial, tem uma obra incontestável, que fala muito do próprio cinema. O que ele faz é único”, afirma. Entre seus filmes mais importantes estão “Juventude em Marcha” (2006), que concorreu à Palma de Ouro em Cannes, e “Cavalo Dinheiro” (2014), um dos poucos lançados no Brasil.

Mostra Ficção Viva Pedro Costa & Víctor Erice

De quarta (8) a domingo (12), na Caixa Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 280)

Sessões às 14h, 16h30 e 19h

Ingressos gratuitos, que deverão ser retirados na bilheteria 30 minutos antes, sujeito à lotação.

Víctor Erice, por sua vez, é um diretor de poucos, mas importantes filmes. O mais conhecido deles é “O Espírito da Colmeia”, de 1973, que mostra a transformação de uma cidadezinha após a exibição do clássico de terror “Frankenstein”, com Boris Karloff. O diretor usa a obra para tecer críticas à ditadura de Francisco Franco, que comandou a Espanha até 1975. “Assim como Pedro, Víctor é um grande estudioso do cinema, que propõe uma reflexão sobre o mundo das artes”, destaca Munhoz, que divide a curadoria do evento com Rafael Urban.

Ficção Viva

A Mostra Pedro Costa e Víctor Erice faz parte do projeto Ficção Viva, que começou em 2008 e trouxe a Curitiba nomes importantes do cinema latino-americano e europeu, como a argentina Lucrecia Martel, o mexicano Guillermo Arriaga e o português Miguel Gomes.

Destaques da mostra

Pedro Costa

“Cavalo Dinheiro”
Ossos (1997)

Esse é o primeiro filme do “Ciclo das Fontainhas”, período mais importante da carreira do diretor, dedicado à região de mesmo nome nos arredores de Lisboa. A história acompanha um bebê que, mesmo com poucos dias de vida, sobrevive a várias mortes.

No Quarto da Vanda (2000)

Dessa vez, o cineasta acompanha uma jovem cabo-verdiana que não consegue superar o vício em drogas e vive isolada em seu quarto. Para esse filme, Pedro Costa fez experimentos com iluminação reduzida.

Juventude em Marcha (2006)

A destruição do bairro de Fontainhas e a subsequente remoção de seus moradores para um novo local, construído pelo governo, serve como pano de fundo para a história de um operário abandonado pela mulher.

Cavalo Dinheiro (2014)

Ventura, o protagonista de “Juventude em Marcha”, retorna ao bairro demolido, revisitando seus fantasmas pessoais.

Víctor Erice

O Espírito da Colmeia (1973)

O primeiro longa-metragem do diretor espanhol é considerado uma obra-prima para muitos críticos e cinéfilos. Em 1940, logo após a Guerra Civil, um povoado assiste ao clássico do terror “Frankenstein”, com Boris Karloff. As transformações na comunidade funcionam como metáforas da ditadura de Francisco Franco, que se encerraria dois anos depois.

O Sul (1983)

O diretor espanhol só retornaria dez anos depois e, novamente, usando a Guerra Civil espanhola como pano de fundo. Em um lugar no norte do país, uma menina relembra a infância, até que seu pai desaparece no sul.

Programação
Dia 8 (quarta-feira)

14h - O Sangue, de Pedro Costa

16h30 - Casa de Lava, de Pedro Costa

19h - Sweet Exorcist, de Pedro Costa, e Vidros Partidos, de Víctor Erice. Sessão comentada por Clara Sanz e Victor Guimarães.

Dia 9 (quinta-feira)

14h - Curtas-metragens de Víctor Erice: Alumbramento, La Morte Rouge e Ana: Três Minutos

16h30 - Ne Change Rien, de Pedro Costa

19h - Onde Jaz o Teu Sorriso?, de Pedro Costa. Sessão comentada por Patrícia Saramago e Victor Guimarães.

Dia 10 (sexta-feira)

14h - O Sol do Marmelo, de Víctor Erice

16h30 - Ossos, de Pedro Costa

19h - O Espírito da Colmeia, de Víctor Erice. Sessão comentada por Clara Sanz e Matheus Kerniski.

Dia 11 (sábado)

14h - Juventude em Marcha, de Pedro Costa

16h30 - Tudo Reflorece: Pedro Costa, Cineasta, de Aurélien Gerbault

19h - O Sul, de Víctor Erice. Sessão comentada por Pedro Costa.

Dia 12 (domingo)

14h - Cavalo Dinheiro, de Pedro Costa

16h30 - Curtas-metragens de Pedro Costa: Tarrafal, O Nosso Homem e 6 Bagatelas

19h - No Quarto da Vanda, de Pedro Costa. Sessão comentada por Patrícia Saramago e Pedro Costa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]