• Carregando...
Kleber Mendonça dirige Sonia Braga em cena  de ‘Aquarius’ | Victor Jucá/Divulgação
Kleber Mendonça dirige Sonia Braga em cena de ‘Aquarius’| Foto: Victor Jucá/Divulgação

Kleber Mendonça Filho classificou como “lamentável” o fato de “Aquarius” não ter sido inscrito pela sua distribuidora americana, a Vitagraph Films, para concorrer ao Oscar nas categorias de melhor filme e atriz. A notícia foi publicada nesta quinta-feira no jornal “Folha de S.Paulo”.

O longa já não poderia disputar como filme estrangeiro, já que “Pequeno segredo”, de David Schürmann, foi escolhido pelo governo como o representante brasileiro na premiação americana - da qual acabou ficando de fora.

Mesmo oficialmente preterido, “Aquarius” poderia disputar a estatueta nas categorias principais - grandes jornais estrangeiros, incluindo o “New York Times”, defendiam indicações para Sonia Braga e para o filme, eleito por diversas publicações, como a “Cahiers du cinéma”, um dos melhores do ano passado.

Kleber afirmou ter descoberto há duas semanas, quando estava no Festival de Palm Springs, nos Estados Unidos, que “Aquarius” nunca havia se tornado elegível para o Oscar. Ele recebeu a notícia do próprio presidente da distribuidora, David Shultz.

“Creio que seja algo sem precedentes”, afirmou o cineasta pernambucano ao GLOBO. “ Não sabemos o motivo.”

Frustração

Em dezembro de 2016 a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou uma lista de 336 longas-metragens elegíveis para o prêmio de melhor filme. “Aquarius” não constava no documento — diferentemente de produções como a alemã “Toni Erdmann” e a francesa “Elle”, atualmente indicadas, respectivamente, a melhor filme estrangeiro e a melhor atriz (Isabelle Huppert).

Apesar da frustração, Kleber Mendonça Filho lembrou que “Aquarius” foi inscrito, por exemplo, no Globo de Ouro (do qual acabou ficando de fora) e no Independent Spirit, no qual assegurou uma indicação de melhor filme estrangeiro. O longa também concorre ao César, considerado o Oscar francês.

“É lamentável, é claro. Para além disso, a Vitagraph inscreveu o filme nos Globes e Spirit. Mas não na Academia”, disse o diretor.

Em setembro, a Vitagraph Films anunciou que começaria uma campanha para emplacar Sonia Braga no Oscar, a começar com um jantar em Los Angeles. O GLOBO tentou entrar em contato com a distribuidora americana, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]