• Carregando...
Vilanova Artigas: um professor apaixonado pelo ofício e idolatrado pelos alunos. | Cristiano Mascaro/Divulgação
Vilanova Artigas: um professor apaixonado pelo ofício e idolatrado pelos alunos.| Foto: Cristiano Mascaro/Divulgação

Está em cartaz no Espaço Itaú o documentário “Vilanova Artigas: o Arquiteto e a Luz”, lançado para celebrar o centenário do icônico arquiteto nascido em Curitiba.

Veja no Guia os horários do filme

O filme mostra a trajetória do arquiteto numa narrativa costurada por lembranças de familiares, amigos e alunos, além de lançar mão de imagens do arquivo pessoal e de relatos inéditos do arquiteto.

Os diretores Pedro Gorsli e Laura Artigas (neta do arquiteto) mostram com detalhes a formação e as transformações pela qual passou Artigas ao longo da vida e, principalmente, em sua carreira.

Também foram abordados seu ativismo político e o papel fundamental na consolidação do ensino da arquitetura nas universidades brasileiras.

Para além do arquiteto humanista e poético, autor de projetos brilhantes – como o Estádio do Morumbi e o prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo(FAU), da USP (e também muitas obras importantes no Paraná) –, há também o militante comunista, o agitador intelectual e o professor nato e apaixonado por seu ofício, que era idolatrado pelos alunos.

O filme se concentra no episódio que o levou a perder a cátedra na FAU por causa da promulgação do AI-5 em 1968 e tudo o que teve de fazer para recuperá-la, no fim da vida. Artigas é um personagem fascinante que pensava o Brasil com grande lucidez. “O Arquiteto e a Luz” é obrigatório para quem se interessa por arquitetura e urbanismo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]