• Carregando...
Digão, dos Raimundos, um dos entrevistados de “Sem Dentes” | Divulgação/
Digão, dos Raimundos, um dos entrevistados de “Sem Dentes”| Foto: Divulgação/

O documentário “Sem Dentes: Banguela Records e a Turma de 94” (2015), de Ricardo Alexandre, será exibido em Curitiba com duas sessões na sexta-feira (28) e uma no sábado (29), no Cine Guarani.

O filme dirigido pelo jornalista Ricardo Alexandre conta a história da geração do rock brasileiro que despontou na década de 1990 tendo como fio condutor a história do selo independente Banguela Records que lançou bandas como Raimundos e Mundo Livre S/A.

No documentário, Alexandre usa imagens raras e inéditas, vídeos clássicos da época e entrevistas com mais de 20 músicos, produtores, jornalistas que fizeram parte da cena do rock nacional na primeira metade da década de 1990.

Mostra de Cinema RMC

Sexta-feira (28): 17h – “Theremin: Uma Odisséia Eletrônica”; 19h – “Moog, a Documentary”; 21h – “Sem Dentes: O Banguela Records e a Turma de 1994”. Sábado (29): 20h – “Sem Dentes: O Banguela Records e a Turma de 1994”. Ingressos: R$ 10, R$ 5 (meia) e gratuito para quem participar do Rio Music Conference (RMC). Cine Guarani – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3.430 – Portão).

Este é o quarto documentário do jornalista Ricardo Alexandre, ex-diretor de redação das revistas “Bizz” e “Trip” e vencedor do Prêmio Jabuti 2010 pela biografia “Nem Vem Que Não Tem: A Vida e o Veneno de Wilson Simonal”. Além da direção, Ricardo assina o roteiro ao lado do também jornalista Alexandre Petillo, também veterano do jornalismo musical brasileiro.

Antes da exibição desta sexta-feira, haverá um bate-papo entre o jornalista cultural Abonico Smith e o guitarrista Xandão do Rappa.

RMC

A sessão faz parte da Encontro Regional Sul do Rio Music Conference, evento de empreendedorismo em música eletrônica que acontece na cidade neste final de semana. Antes outros dois documentários sobre música serão exibidos. Ambos tratam da história de instrumentos musicais eletrônicas fundamentais. As 17h será exibido “Theremin- Uma Odisseia Eletrônica”, de Steve M. Martin, que conta a história do instrumento cujo controle é feito pelo músico sem contato físico, por meio de antenas.

Depois está programada uma sessão de “Moog - A Documentary Film”. O filme conta a história do sintetizador criado em 1964 por Herb Deutsch e Robert Moog. Essencial para a evolução e popularização dos teclados eletrônicos, e acabou mudando os rumos da música mundial, cativando incontáveis bandas dos mais variados estilos, como Beach Boys, Beatles, Pink Floyd, Devo e David Bowie.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]