• Carregando...
O protagonista é um menino japonês que vive de contar histórias. | /
O protagonista é um menino japonês que vive de contar histórias.| Foto: /

Uma das grandes virtudes dos estúdios de animação americano Laika, por vezes arriscada, é não subestimar as crianças que assistem às suas animações em stop-motion. “Coraline”, “Paranorman” e “Os Boxtrolls” têm todos humor e atmosferas soturnas, além de questionamentos profundos sobre vida e família. “Kubo e as Cordas Mágicas”, quarto longa dos produtores, que chega nesta quarta (12) aos cinemas de Curitiba, não foge à regra. Mas, nesta que é a melhor animação da Laika, roteiro e visual impecáveis minimizam qualquer susto. Já é apontado como favorito ao Oscar em sua categoria.

Veja as salas e os horários das sessões.

50% de desconto para assinantes do Clube Gazeta do Povo em cinemas selecionados

O que a bilionária Nike tem a ver com uma animação de tirar o fôlego?

Travis Knight, o filho do fundador da famosa empresa da material esportivo, estreia na direção com “Kubo e as Cordas Mágicas”

Leia a matéria completa

O breve prólogo, contado pelo próprio protagonista, dá a dimensão do que está por vir: uma mulher enfrenta o mar durante uma tempestade assustadora. Consegue passar pelas águas ao tocar um acorde mágico no shamisen, espécie de guitarra nipônica com três cordas. Trata-se da mãe de Kubo, que fugiu após um acesso de fúria de seu pai, o Rei Lua, que arrancou um olho do bebê. A dupla se abriga em uma ilha fictícia, ambientada em um Japão fantástico.

Repleto de detalhes, cores e texturas que ultrapassam sua técnica base, o filme de Travis Knight é um épico, só que representado por bonecos. Essa atmosfera se estabelece ainda mais graças à delicada trilha sonora de Dario Marianelli (compositor dos temas de “V de Vingança” e “Anna Karenina”). O italiano também fez o belíssimo arranjo da versão de Regina Spektor para “While My Guitar Gently Weeps”, clássico dos Beatles escrito por George Harrison.

A ação recomeça após 11 anos da sequência inicial. Kubo é um menino amadurecido. A mãe, antes uma poderosa feiticeira, parece ter perdido o contato com a realidade e passa os dias deitada na caverna que lhes serve de casa. Enquanto isso, o menino desce até a vila. Agora titular do shamisen da mãe, Kubo conta aventuras protagonizadas pelo pai, Hanzo, um samurai que teria morrido ao tentar defender a família.

As fábulas ganham vida quando pedaços de papel escapam de sua bolsa e vão gradualmente se dobrando em origamis que representam os personagens de seus contos. Pura poesia visual.

O Besouro, Kubo e Macaca, companheiros de saga. Divulgação

O trato é que o garoto volte para a casa antes que o sol se ponha. Ele costuma obedecer a regra até que é estimulado a tentar se comunicar com o pai durante o Festival Obon, que celebra os ancestrais no belo ritual das lanternas. Mas ele é descoberto por personagens do passado de sua mãe, que acabam destruindo a aldeia.

Em sua última magia, a mãe de Kubo transforma um amuleto em um animal real. A Macaca (voz de Charlize Theron, no original) passa a ser a protetora do garoto. Ela também conta que a única maneira de se defender da perseguição é encontrar a armadura mágica do pai. Durante as buscas, o menino também recebe a ajuda de um samurai desmemoriado preso ao corpo de um besouro (dublado em inglês por Matthew McConaughey).

Amizade, família, compaixão, coragem e respeito ao diferente são alguns dos elementos mais visíveis em “Kubo e as Cordas Mágicas”. Contado de maneira surpreendente, porém, é um programa especial para pais e filhos sensíveis. Vale levar lencinhos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]