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Meryl Streep é senhora absoluta do filme “Ricki and the Flash”. | Divulgação
Meryl Streep é senhora absoluta do filme “Ricki and the Flash”.| Foto: Divulgação

Você já chega ao cinema com um objetivo: “Ricki and the Flash – De Volta pra Casa” será o filme que permitirá, enfim, desmascarar Meryl Streep como impostora.

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A primeira cena confirma: a atriz canta “American Girl”, de Tom Petty, no papel de Ricki, a mulher que largou marido e três filhos para perseguir o sonho de ser roqueira.

“Tá vendo? Ela fez isso só para provar que é versátil, que sabe cantar outras músicas além do Abba. Uma exibida. Mas o solo de guitarra dela foi bem meia-boca.”

Três cenas depois, outra comprovação. Meryl contracena com sua filha no filme (interpretada por Mamie Gummer, também sua filha na vida real), mulher ressentida pela negligência da mãe.

Meryl Streep teve aula de guitarra para fazer roqueira sessentona

Em um dos melhores momentos de “Ricki and the Flash”, que estreia nesta quinta-feira (3), a roqueira da sessentona Meryl Streep diz que ninguém questiona as escolhas de Mick Jagger entre família e o Rolling Stones porque ele é homem.

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“Viu? Ela não tem vergonha de roubar a cena nem da própria filha. Uma vaidosa. Mas deu para perceber que a Mamie não é má atriz, não. E é a cara da mãe.”

E, mais alguns minutos adiante na projeção, a prova final: uma cena com Kevin Kline no papel do marido abandonado, em que ele demonstra que nunca a superou, apesar de ter refeito a vida.

“Aposto que ela está me fazendo chorar nessa cena só para ganhar mais um Oscar. É uma oportunista.”

Não, não será com “Ricki and the Flash” que Meryl Streep será desmascarada como farsante, depois de uma carreira com muitos altos e raríssimos baixos.

Esse é mais um grande trabalho de Meryl. Mas é também, como se tornou costume nos anos mais recentes, um grande trabalho de Meryl em um filme menor.

“Ricki and the Flash” tem um coadjuvante de luxo (Kline), uma roteirista badalada (Diablo Cody, de “Juno”) e um grande diretor (Jonathan Demme, de “O Silêncio dos Inocentes”). Mas, pelo resultado, você jamais diria que há tanto talento envolvido.

Em uma cena, Ricki faz um discurso sobre como Mick Jagger pode deixar seus filhos para trás e ser adorado como um “rockstar”, enquanto ela será sempre vista como uma mãe que abandonou os filhos por um capricho.

Nesse momento, fica explícito que “Ricki and the Flash” quer dizer algo profundo sobre o papel da mulher.

Mas no geral o filme permanece na superfície dos seus assuntos, na faceta mais folclórica de sua protagonista, na parte mais prosaica de seu drama familiar.

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