• Carregando...
Jáder: a meta é entrar no Guinness Book | Arquivo Pessoal/
Jáder: a meta é entrar no Guinness Book| Foto: Arquivo Pessoal/

Quando Rafael Jáder Gonçalves nasceu, em 1986, a indústria do VHS vivia sua era de ouro. Trinta anos depois, na contramão tecnológica, o pontragrossense se orgulha de ter acervo de 30 mil fitas VHS, a maior coleção de fitas do Brasil.

Um catálogo que começou a formar em 2007 e hoje está guardado num galpão em Itararé (SP), onde o turismólogo vive e trabalha.

A última sessão de VHS: o fim do videocassete enterra uma era de ouro da cultura moderna

Fim da última linha de produção de aparelhos de videocassete é a pá de cal em uma cultura que mudou a história do entretenimento

Leia a matéria completa

Para Gonçalves, colecionar é uma missão. “Tirar os filmes da poeira do passado ainda em tempo de reconstituí-los. É compensador ajudar pessoas a rever filmes que sempre procuraram e que não conseguem encontrar”.

Gonçalves estima que faltam cerca de dois mil filmes para completar a coleção de tudo o que foi lançado no Brasil em VHS entre o cinema americano, nacional e europeu.

“Meu acervo prioriza os títulos mais obscuros e desconhecidos. A exceção são aqueles que já foram relançados em DVD”.

Obsessão

Ele conta que sua “obsessão nasceu de um desejo frustrado”. Durante a infância, no interior de São Paulo, havia poucas opções para locar filmes.

Acredite, ainda há quem compre, venda e conserte videocassetes

Paixão pelo e conteúdo de fitas caseiras mantém vivo ramo de manutenção de videocassete.

Leia a matéria completa

Assim, quando ia de férias à cidade natal, “ficava enlouquecido” com a variedade de títulos das locadoras.

Quando voltou à Ponta Grossa, em 2007, comprou os acervos de todas locadoras que foram fechando na cidade e se desfaziam de suas preciosidades por preços baixos.

“Arrematei acervos de muitas locadoras de várias cidades pelo estado e do Brasil. D tão grande era minha compulsão pela busca dos VHS que passei a colecionar todos os gêneros, exceto os pornográficos”.

Acervo da Video1 em Curitiba: titulos que não existem na internet.

Antônio More/Gazeta do Povo

Ele não sabe ainda o que fará com o acervo. “Quem sabe no futuro posso competir pelo Guinness Book”.

Ele explica que quanto mais o tempo passa, “mais difícil de encontrar os filmes, salvo por algumas mãos conscientes que não se desfizeram deles”.

Mesmo motivo que leva Luiz Renato Ribas, fundador da Video1, a locadora mais antiga do país, a não se desfazer de seus exemplares.

“Ainda temos dois mil títulos de filmes não lançados em DVD. Variedade que a internet não pode oferecer.”

Quem quiser entrar em contato com Rafael Jáder Gonçalves - que não confia no Facebook - para trocas ou vendas de VHS, é só mandar e-mail para a gente: cadernog@gazetadopovo.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]