• Carregando...
“Boyhood: Da Infância à Juventude”: consenso da crítica | /Divulgação
“Boyhood: Da Infância à Juventude”: consenso da crítica| Foto: /Divulgação

A revista eletrônica Quartz elaborou uma lista com os 100 melhores diretores de cinema dos últimos 25 anos de acordo com a média das críticas recebidas pelos seus filmes compiladas pelo site Metacritic. O Metacritic analisa resenhas e críticas de cinema e as converte em um escore numérico de 0 a 100, estabelecendo uma média ponderada numérica para cada filme. Por exemplo: “La La Land: Cantando Estações”, que concorre ao Oscar em 14 categorias, recebeu uma nota 93, baseado em 53 diferentes resenhas, a maioria favorável ao filme. “Assassin’s Creed”, com Michael Fassbender, recebeu uma nota 36 considerando 38 críticas, a maioria desfavorável.

Para criar o ranking, a Quartz selecionou diretores que tenham produzido seis ou mais filmes desde 1992 (para evitar diretores que tenham feito sucesso pontual, em apenas um ou dois filmes) e estabeleceu uma média a partir da nota dos seis filmes mais bem avaliados desse diretor segundo o Metacritic. Assim, quem aparece liderando a lista é Richard Linklater, cujo filme “Boyhood: Da Infância à Juventude” é um dos três únicos a receber a nota máxima, 100, do Metacritic (os outros dois são “O Poderoso Chefão”, de Francis Ford Coppola, e “A Fraternidade é Vermelha”, de Krzysztof Kieslowski).

O único diretor brasileiro no ranking é Walter Salles, de “Central do Brasil”, que aparece na 87ª posição. Vale lembrar que a grande maioria das críticas analisadas pelo Metacritic é de autores americanos, o que restringe a avaliação de filmes internacionais a títulos que tenham sido bem distribuídos nos Estados Unidos.

Confira abaixo os dez melhores diretores de cinema segundo o ranking da Quartz e a nota média de seus seis principais filmes produzidos desde 1992:

1º Richard Linklater: 88,5

Sem surpresas. “Boyhood: Da Infância à Juventude” é um dos três únicos filmes analisados pelo Metacritic a obter a nota máxima, 100, juntamente com “O Poderoso Chefão” e “A Fraternidade é Vermelha”. O Metacritic analisou 50 críticas de “Boyhood”, todas favoráveis ao filme. Além disso, Linklater também fez sucesso com filmes como “Antes da Meia Noite”, que atingiu a nota 94.

2º Mike Leigh: 85.7

O diretor inglês atingiu um alto escore por filmes como “Segredos e Mentiras” (91) e “Simplesmente Feliz” (84). Seu último filme é “Sr. Turner”, de 2014, baseado na vida do pintor inglês J.M.W. Turner, que alcançou a alta nota de 94.

3º Jafar Panahi: 85.5

O cineasta iraniano Jafar Panahi fecha o pódio do ranking da Quartz graças às boas críticas que recebeu para filmes como “Isto Não é um Filme” (90), documentário de 2011 que conta sua própria história como prisioneiro doméstico do governo iraniano, e “Táxi Teerã” (91), em que interpreta um taxista na capital iraniana.

4º Jean-Pierre Dardenne: 85.2

Por algum motivo, a Quartz listou o nome do belga Jean-Pierre Dardenne em separado de seu irmão, Luc Dardenne, embora ambos atuem e conjunto e tenham dirigido juntos filmes como “A Criança” (87), “O Garoto de Bicicleta” (87) e “Dois Dias, Uma Noite” (89). O Metacritic avaliou um total de 14 resenhas para exatamente 14 filmes em que Dardenne é creditado (alguns não como diretor, mas como produtor ou coprodutor).

5º Joel e Ethan Coen: 84.7

No caso dos irmãos Coen, a Quartz avaliou sua obra conjuntamente. O filme mais bem ranqueado de ambos é “Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum”, de 2013, que obteve a nota 92. Outros destaques para a crítica na longa filmografia dos irmãos são “Fargo” (85) e o faroeste “Bravura Indômita” (80).

6º Kore-eda Hirokazu: 83.2

O diretor japonês é um dos que foi menos avaliado na lista. São apenas sete críticas para sete filmes dirigidos por ele. Isso não impediu que obtivesse notas altas para “A Luz da Ilusão” (94), de 1995, “Andando” (89), de 2008, e o recente “Depois da Tempestade” (84), de 2016. Os temas comuns de seus filmes envolvem memória, perda, morte e a interseção de narrativas documentais e de ficção.

7º Steven Spielberg: 82.3

Diferentemente de diretores asiáticos ou europeus, Steven Spielberg é um dos cineastas mais perscrutados pela crítica, avaliado por pelo menos 75 resenhas no Metacritic. E mesmo já tendo notas baixas, como em “O Terminal” (55), “A Lista de Schindler” alcançou a nota 93 e “O Resgate do Soldado Ryan”, 90 pontos na escala.

8º Martin Scorsese: 81.7

“Taxi Driver” é um filme de 1976 e que, em tese, estaria fora do levantamento da Quartz. Mas foi relançado em 1996, por ocasião de seu aniversário de 20 anos, e as críticas daquele ano alçaram-no a uma nota 93 no Metacritic. Na longa e sólida cinematografia de Scorsese, títulos como “Os Infiltrados” (85) e até “Minha Viagem à Itália” (90), em que o diretor fala sobre seus filmes italianos preferidos, elevaram sua média, colocando-o no 8º lugar da lista.

9º Pedro Almodóvar: 81.5

“Tudo Sobre Minha Mãe” (87) é o filme do cineasta espanhol Pedro Almodóvar mais bem classificado no Metacritic. Mas títulos como “Volver” (84), “Fale com Ela” (86) e “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos” (85) também ajudam a elevar a média do diretor.

10º Werner Herzog: 81.5

Mais importante diretor de cinema alemão vivo, Werner Herzog obteve altas notas no Metacritic por filmes como os documentários “O Homem Urso” (87) e “A Caverna dos Sonhos Esquecidos” (86). Além do cinema documental, Herzog também dirige filmes de ficção, como “O Sobrevivente” (77), de 2006, e diversas óperas (o que, evidentemente, não conta para o ranking dos melhores diretores de cinema).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]