• Carregando...
Russell Crowe interpreta o fazendeiro Joshua Connor em Promessas de Guerra: um viúvo em busca dos cadáveres dos filhos. | Divulgação
Russell Crowe interpreta o fazendeiro Joshua Connor em Promessas de Guerra: um viúvo em busca dos cadáveres dos filhos.| Foto: Divulgação

Sempre que um ator consagrado decide ir para trás das câmeras cria-se uma expectativa especial. Afinal de contas, é alguém que já tem dinheiro e reconhecimento, logo, teria condições de apostar em um filme ousado.

Parece que essa não foi exatamente a intenção do neozelandês Russell Crowe.

Depois de um Oscar, de alguns sucessos de bilheteria e de ganhar a simpatia da crítica, resolveu se aventurar como diretor.

Promessas de Guerra, drama histórico que estreia nos cinemas nesta quinta-feira (28), é apenas mais do mesmo.

Atrás das câmeras

Veja seis casos de atores que usaram sua experiência diante das câmeras para arriscar dirigir um filme ou outro (ou vários), com sucesso ou com fracasso

Leia a matéria completa

Crowe escolheu como mote um episódio da batalha de Galípoli, na Turquia. Ocorrido entre 1915 e 1916, foi um dos conflitos mais sangrentos da Primeira Guerra Mundial, quando tropas aliadas tentaram invadir o território turco e conquistar o estreito de Dardanelos. O ataque foi frustrado, resultando em milhares de mortes de ambos os lados.

Promessas de Guerra é baseado na história real de um fazendeiro, Joshua Connor (interpretado pelo próprio Crowe), que perdeu os três filhos no campo de batalha. Inconformada, a mulher dele acaba se suicidando.

Amparado por uma intuição incomum, Connor parte então rumo à Turquia, onde pretende recuperar os corpos dos filhos para enterrá-los junto ao da mulher.

Para contar a trajetória heroica do pai de família, Crowe lança mão de todos os clichês do gênero.

Há uma criança, a quem Connor se afeiçoa e com quem cria uma relação de semipaternidade.

Como não pode faltar o par romântico, ele fica a cargo da mãe do garoto, Ayshe (Olga Kurylenko), que também perdeu o marido na guerra e de início vê o estrangeiro com antipatia.

E dá-lhe frases de efeito, flashbacks em câmera lenta e trilha sonora melosa em volume exacerbado.

É uma pena que Russell Crowe, um ator talentoso, tenha desperdiçado o bom material que tinha em mãos. Basta lembrar que o episódio traumático para os australianos foi abordado de forma marcante em Gallipoli, filme de 1981 dirigido por Peter Weir. Promessas de Guerra não se aprofunda no conflito e tem uma narrativa fria. É apenas mais um dramalhão histórico.

De respeito

Aos 51 anos de idade, Russel Crowe é um dos atores mais respeitados de sua geração. O australiano despontou em 1997 como protagonista de Los Angeles - Cidade Proibida, dirigido por Curtis Hanson. Entre 2000 e 2002 recebeu três indicações consecutivas ao Oscar de melhor ator, por O Informante, Gladiador (pelo qual levou o prêmio) e Uma Mente Brilhante.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]