• Carregando...
Tim Burton em sua passagem pelo carnaval do Rio de Janeiro | Divulgação/Facebook
Tim Burton em sua passagem pelo carnaval do Rio de Janeiro| Foto: Divulgação/Facebook

Depois de assistir ao desfile das escolas de samba na Sapucaí e de passear pelas praias do Rio (posando para selfies que correram as redes sociais), Tim Burton desembarcou nesta quarta-feira em São Paulo para visitar pela primeira vez a exposição “O mundo de Tim Burton”, no Museu da Imagem e do Som (MIS). E disse que está torcendo para que o longa “O menino e o mundo”, do paulistano Alê Abreu, vença o Oscar de melhor animação (na terça-feira (9), ele contou à coluna Gente Boa que havia visto o filme, gostado e votado nele para o prêmio).

“A Pixar já tem muitos Oscars”, brincou, referindo-se ao estúdio que produziu o filme favorito da categoria, “Divertida mente”.

Burton fez uma pintura inédita para a mostra brasileira. A tela, instalada na saída da exposição, retrata uma espécie de menino com vários olhos e descabelado. “Acho que tem mais a ver com o jetleg do que com qualquer outra coisa. Para mim, é muito interessante e estimulante ver como essa exposição foi montada pelos brasileiros. E eu achei que ficou muito bom, diferente e especial.”

Uma das preocupações da equipe que montou a mostra era justamente que Burton pedisse mudanças de última hora, mas ele disse que fez apenas uma intervenção na sala do Encantamento, onde ficavam alguns bonecos. “Apenas mexi na disposição de umas esculturas”, disse, referindo-se aos bonecos de um cachorro e de um cérebro, feitos por ele em 1997.

Burton falou também da sala de projetos não realizados, que foi concebida especialmente para a exposição brasileira e contou com sugestões suas. Um dos envolvidos no projeto da sala disse que o diretor fez questão de colocar um painel com o letreiro no alto do morro de Hollywood ao contrário, que era como ele via de sua casa no subúrbio de Burbank, onde nasceu e cresceu.

“É muito doloroso quando a gente trabalha em algo e isso não se realiza. Ao menos, nestes casos que estão expostos, sobraram esses desenhos ou anotações e outras referências. Eu fiquei muito feliz de ver tudo isso junto ali.”

Atualmente, Burton trabalha na finalização do filme “O orfanato da Senhorita Peregrine para crianças peculiares”. E está cotado para a refilmagem de “Dumbo”. “Sinceramente, não sei dizer se ‘O orfanato...' é um drama ou uma comédia. Porque, se eu disser que é um drama e as pessoas derem risada, vai ser estranho! Então, só posso dizer que ainda não sei. Sobre o outro projeto, tem uma coisa que aprendi como diretor de cinema que é o seguinte: só acredito que estou no comando de um filme quando estou no set, rodeado de equipe e atores, filmando.”

A mostra “O mundo de Tim Burton” fica em cartaz no MIS de São Paulo até dia 15 de maio. Depois, segue para a China.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]