• Carregando...
Os integrantes da Regra 4 fecharam parceria com o site Melody Box para lançar CD | Divulgação
Os integrantes da Regra 4 fecharam parceria com o site Melody Box para lançar CD| Foto: Divulgação

A banda Regra 4 (www.regra4.com.br) acaba de lançar o CD Filhos do Rio Belém, que está disponível para baixar na internet. Para o lançamento, fez uma parceria com o site Melody Box (www.melodybox.com.br), que tem se transformado em uma nova ferramenta para bandas, assim como foi (alguns dizem que ainda é) o MySpace.

O repertório do disco foi tocado primeiro fora do Brasil, no ano passado, na 45.ª edição do Montreux Jazz Festival, na Suíça (o making of pode ser conferido no YouTube). Em Curitiba, fez um espetáculo no Teatro Paiol, com a presença de Carlos Careqa (que também resultou em vídeo no YouTube). Careqa, André Abujamra, Raul de Souza e Mário Conde, fazem participações especiais no CD.

Vamos aos rótulos limitadores, mas necessários para situar a banda. O quarteto faz o que se poderia chamar de Nova MPB, com uma tessitura sonora e timbres baseados nos ritmos brasileiros imprimidos pela dupla Endrigo Bettega (bateria e voz) e Randson "Dão" Moreira (percussão e voz). A direção musical do trabalho foi de Emerson Antoniacomi (baixo e voz). A experiência dele e de Eugênio Fim (violão, guitarra e voz) com estúdio e produção deram ao disco também um som moderno, eletroacústico, com intervenções de sintetizadores e pitadas de rock, sem deteriorar a essência brasileira.

Um disco a altura dos 15 anos de banda e o trabalho mais interessante até agora deste grupo que vem num crescendo com os discos já lançados: Max Single Regra 4 (2001), Samba Groove (2005) e Quando a Máquina Parar (2008).

A música que dá nome ao CD, "Os Filhos do Rio Belém", é uma canção vigorosa, com letra interessante embalada numa marchinha/rock, que retrata uma Curitiba com seus lados alegre e triste. É um presente da Regra 4 para os 319 anos da cidade.

Pizzicato – O músico Rafa Gomes é mais um que pede ajuda para viabilizar seu EP através do crowdfunding (arrecadação de fundos para o projeto com apoio de fãs e amigos). O projeto dele, com gravação de cinco músicas e quatro clipes, está no site Catarse, especializado neste tipo de mobilização. Vejam o apelo que o cantor e compositor lançou pelo Facebook:

"Amigos, estou divulgando meu primeiro trabalho solo... e dependo da ajuda de vcs amigos, curitibanos, músicos, parceiros.... Venho aqui pra pedir que comprem meu EP no site Catarse (http://catarse.me/pt/projects/553-ep-rafa-gomes). Fazendo isso vocês me ajudam a finalizar meu primeiro trabalho solo, meu EP Rafa Gomes. É um trabalho envolvendo músicas e videoclipes de músicas minhas e de parceiros. "Pela Madrugada", "Quase", "Ai Ai Ai", "O Cravo e a Rosa", "Zepelim" e muito mais... making of desse lindo trabalho...me ajudem a atingir o objetivo tenho pouco tempo pra juntar toda essa grana! Valeu e conto com a sua ajuda!"

Primeiro EP – A banda Tic Tac Joe (www.tictacjoe.com.br) também prepara seu primeiro EP, Lunático, com influências de blues acústico e folk rock, com violões, harmônicas somados a harmonizações vocais que fazem fundo para uma voz principal gritada e rasgada. A banda é formada por Indi Sfair, Leo Wilczek, Claudio Namikata e Eduardo Machado. No YouTube e no SoundCloud já circulam prévias deste novo trabalho.

Parte da Tic Tac Joe também toca na Milk’N Blues, outra nova banda que está gravando seus primeiros registros e logo logo terá um clipe registrado no Parque Tanguá.

Carreira solo – A cantora e compositora Iria Braga deixou o grupo Molungo e agora está definitivamente em carreira solo. Ela finaliza seu primeiro disco no Estúdio Gramofone.

Playing 4 Curitiba – Depois do sucesso do clipe com a música "Ai Ai Ai", de Mauro Barbosa (mais de 50 mil visitas no YouTube até domingo passado, e que também recebeu muitas gravações e homenagens), o projeto Playing 4 Curitiba já está gravando outro, agora com a música "Menino Desta Nação", da Banda Namastê. Um reggae. Vários músicos de Curitiba fizeram sua própria versão da canção, com instrumentos diferentes e interpretações em vários estilos – quem quiser dar uma olhada tem de entrar na página do Playing 4 Curitiba, no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]