• Carregando...
As foliãs Milena Mulazani, Roseane Santos e Thayana Barbosa no grito de carnaval | Gilson Garret Jr./Gazeta do Povo
As foliãs Milena Mulazani, Roseane Santos e Thayana Barbosa no grito de carnaval| Foto: Gilson Garret Jr./Gazeta do Povo

A primeira festa de 2013 do pré-carnaval curitibano, organizado pelo bloco Garibaldis e Sacis, aconteceu neste sábado (12) e contou com o 3º Concurso de Marchinhas e Zoeiras Carnavalescas. 40 marchinhas de carnaval foram apresentadas ao público animado que lotou a Sociedade Treze de Maio, no centro da cidade. Destas, dez serão cantadas pelo bloco nos próximos domingos, até o carnaval, nas ruas do Largo da Ordem para alegrar os foliões, que deve chegar a 10 mil pessoas. No dia 3 de fevereiro será conhecida a melhor marchinha.

A grande novidade deste ano é a descentralização do bloco que, pela primeira vez, passará pelo Sítio Cercado. "O nosso principal objetivo é estimular os bairros a criarem seus próprios blocos. Além disso, queremos conhecer os artistas que não têm oportunidade de ir até o centro da cidade e ao mesmo tempo estimular que as pessoas saiam do centro e se desloquem até o bairro", disse Luiz Nobre, o Carioca, um dos coordenadores do bloco.

O Garibaldis e Sacis também lançou uma campanha contra a violência durante o grito de carnaval. "Somos um movimento popular e valorizamos a cultura. Somente com ela conseguimos combater a violência", disse Carioca.

Nos domingos de festa, haverá reforço no contingente da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Não será permitido portar garrafas de vidro ou latas. Vendedores ambulantes serão proibidos de circular pela região. No Largo e nas quadras próximas, os policiais farão revistas e objetos considerados suspeitos serão recolhidos.

O bloco sairá na rua a partir do dia 20 de janeiro, e depois nos dias 27 e 3 de fevereiro, sempre a partir das 16 horas, no Largo da Ordem. No dia 2 de fevereiro será no Sítio Cercado, na rua São José dos Pinhais, também a partir das 16 horas.

Confira o calendário:

20 de janeiro – Garibaldis e Sacis Tradicional (Venha com a fantasia de "outros carnavais" Pierrô, Arlequim, Palhaço, etc..)

27 de janeiro – Garibaldis e Sacis vai à praia (Com chuva ou sol "vamos a La playa")

2 de fevereiro – Garibaldis e Sacis no bairro Sítio Cercado

3 de fevereiro – Garibaldis e Sacis Invertido – (mulher vai de homem, homem vai de mulher porque vale, vale tudo!)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]