• Carregando...
Cena do filme "Crepúsculo" | Reprodução/Outnow.ch
Cena do filme "Crepúsculo"| Foto: Reprodução/Outnow.ch
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme
  • Cena do filme

O romance adolescente "Crepúsculo", baseado em um vampiro que se apaixona por uma jovem humana, faturou U$ 70,6 milhões no fim de semana de estréia e garantiu o próximo episódio da série nos cinemas. Adaptado a partir de um romance de Stephanie Meyer composto por quatro livros, o segundo episódio "Lua Nova" recebeu sinal verde da Summit Entertainment para início de produção, informou o site Variety.

Apenas nas exibições feitas na sexta-feira, o longa arrecadou um total de U$ 35 milhões. A marca rendeu à Catherine Hardwicke a mais forte estréia para uma diretora do sexo feminino em toda a história.

A série literária já vendeu um total de 17 milhões de cópias em todo o mundo. Em "Lua Nova", o vampiro Edward Cullen deixa a jovem Bella Swan para que ela fique segura de outros vampiros.

"Crepúsculo" tem estréia prevista para 19 de dezembro no Brasil.

A série

Histórias românticas não são o tipo de material com o qual a maioria dos sucesssos recentes de Hollywood é feito – mesmo quando se fala de histórias românticas sobre vampiros.

Também não são sucesso históras criadas por mulheres, com um predominante público feminino, filmadas com baixo orçamento e um elenco relativamente desconhecido, lançados por um distribuidor independente tentando estabelecer um nicho entre a meia dúzia dos gigantes de Hollywood.

Ainda assim, a produtora Summit Entertainment tem uma boa razão para acreditar porque "Twilight" ("Crepúsculo") terá um faturamento maior que a média dos dramas adolescentes sobre uma garota socialmente desajustada apaixonada por um belo e misterioso garoto.

"Twlight" até tem alguns efeitos especiais, mas está longe do banquete visual que domina Hollywood. Custou US$ 37 milhões, uma pechincha se comparado a filmes que custam quatro ou cinco vezes mais.

O que "Twilight" oferece é um romance épico e marcado pelo destino, melodrama, perigos, um eleno jovem e atraente e um final cheio de ação. Mas acima de tudo, tem provavelmente a base de fãs mais apaixonada de qualquer adaptação literária desde Harry Potter.

"Eu sabia que algumas pessoas iriam adorar os livros, mas não imaginava que ele chegaria a atingir um público tão grande", diz a diretora Catherine Hardwicke, que começou a trabalhar no projeto há dois anos, antes que a série de livros ganhasse status de culto e uma base de fãs em todo o mundo.

Romance proibido

"Crepúsculo" conta a história de Bella Swan (Kristen Stewart), uma adolescente introspectiva que se muda da ensolarada Phoenix para a chuvosa cidade de Forks, para viver com seu pai divorciado. Na sua nova escola, ela inicia um romance sobrenatural com o distante Edward Cullen (Robert Pattinson), parte de uma família de vampiros eternamente jovens, que lutam contra a própria natureza ao evitar alimentarem-se de seres humanos.

O perigo ameaça: Bella e Edward tem que deixar sua paixão esfriar para que ele não sucumba ao desejo de beber o sangue dela. Enquanto isso, ele e sua família são forçados a entrar em ação para proteger Bella de um bando selvagem de vampiros errantes.

As principais forças criativas por trás de "Crepúsculo" são mulheres: a diretora Hardwicke, a roteirista Melissa Rosenberg (da série de TV "Dexter") e a escritora Stephenie Meyer, que já vendeu 18 milhões de cópias de seus quarto livros em todo o mundo.

Garotas adolescentes foram as primeiras a embarcar na história de "Twilight", trazidas pelo amor proibido entre Bella e Edward. O livro parece um diário de uma garota comum, recheado de detalhes e angústia adolescente.

"Estava convencido, antes de conhcer Stephenie, que ela era uma pessoa louca que acreditava completamente ser Bella – mas era só uma fantasia", diz Pattinson, ator mais conhecido por interpretar o personagem Cedric Diggory na série Harry Potter. "Paree um voyeur, como se fosse um livro escrito por um fã de vampiros que nunca quisesse que alguém o lesse."

A prórpia Meyer confirma essa idéia, dizendo que o livro foi escrito tarde da noite enquanto seu marido e filhos dormiam, e a trama, baseada num sonho que teve: "Ninguém iria ler o livro, exceto eu. Provavelmente é por isso que ele parece tão íntimo."

"Crepúsculo" pode estar começando uma nova onda de filmes e livros adolescentes, agora relacionados a vampiros. Um exemplo é "House of night", série de livros que recém teve seus direitos cinematográficos adquiridos por uma dupla de produtores em Hollywood.

O enredo de "House of night" é mais parecido ainda com Harry Potter: os vampiros são aceitos na sociedade, uma vez que eles na verdade têm uma doença genética que se manifesta na puberdade. Quando alguém decobre ser vampiro, na adolescência, é mandado para a escola "House of night" – assim como o bruxinho de Hogwarts.

Ainda é difícl saber o caminho que o subgênero dos vampiros irá seguir, mas a estréia de "Crepúsculo" pareceu promissora. Será que os vampiros etão prontos para conquistar os corações e pescoços adolescentes? O jeito é esperar para ver – e vampiros, como se sabe, têm todo o tempo do mundo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]