
Três fotógrafos curitibanos Tom Lisboa, João Urban e Milla Jung receberam o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia 2012 oferecido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte).
O prêmio é um dos mais importantes da fotografia no país e seleciona trabalhos inéditos. Ao todo, a Funarte contemplou 45 projetos divididos em três categorias diferentes.
Para cada trabalho selecionado há um prêmio no valor de R$ 50 mil. Cada um dos três artistas curitibanos venceu em uma categoria distinta.
Tom Lisboa foi escolhido em "Projetos inéditos de livre criação fotográfica" com o trabalho denominado a "Ação Urbana Lugar: Paraná".
Trata-se da sequência de um trabalho que Lisboa vem realizando a cerca de cinco anos a partir do um mapeamento de áreas e cidades de forma colaborativa na internet.
Ele explica que com o projeto premiado pretende dividir o estado em quatro regiões. Cada área terá cinco cidades. "A ideia é realizar e divulgar um mapeamento do estado. Quero disponibilizar para o mundo não apenas nossas imagens, mas a nossa cultura", disse.
O trabalho premiado de autoria de João Urban chama-se "Aproximações Poloneses e Ucranianos em Fronteira Agrícolas do Paraná" e venceu na categoria de "Projetos de documentação fotográfica do Brasil". Algumas das imagens deste projeto já estão prontas.
Já a fotógrafa Milla Jung recebeu o prêmio na categoria de "Produção de reflexão crítica sobre fotografia" com seu trabalho "A fotografia brasileira contemporânea como proposição crítica no campo da arte".




