Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fotografia

Curitibanos vencem Prêmio Marc Ferrez

Projeto de João Urban resgata a história de imigrantes | João Urban / Divulgação
Projeto de João Urban resgata a história de imigrantes (Foto: João Urban / Divulgação)
Tom Lisboa quer contar com colaboração para realizar projeto |

1 de 1

Tom Lisboa quer contar com colaboração para realizar projeto

Três fotógrafos curitibanos – Tom Lisboa, João Urban e Milla Jung – receberam o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia 2012 oferecido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte).

O prêmio é um dos mais importantes da fotografia no país e seleciona trabalhos inéditos. Ao todo, a Funarte contemplou 45 projetos divididos em três categorias diferentes.

Para cada trabalho selecionado há um prêmio no valor de R$ 50 mil. Cada um dos três artistas curitibanos venceu em uma categoria distinta.

Tom Lisboa foi escolhido em "Projetos inéditos de livre criação fotográfica" com o trabalho denominado a "Ação Urbana Lugar: Paraná".

Trata-se da sequência de um trabalho que Lisboa vem realizando a cerca de cinco anos a partir do um mapeamento de áreas e cidades de forma colaborativa na internet.

Ele explica que com o projeto premiado pretende dividir o estado em quatro regiões. Cada área terá cinco cidades. "A ideia é realizar e divulgar um mapeamento do estado. Quero disponibilizar para o mundo não apenas nossas imagens, mas a nossa cultura", disse.

O trabalho premiado de autoria de João Urban chama-se "Aproximações – Poloneses e Ucranianos em Fronteira Agrícolas do Paraná" e venceu na categoria de "Projetos de documentação fotográfica do Brasil". Algumas das imagens deste projeto já estão prontas.

Já a fotógrafa Milla Jung recebeu o prêmio na categoria de "Produção de reflexão crítica sobre fotografia" com seu trabalho "A fotografia brasileira contemporânea como proposição crítica no campo da arte".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.