• Carregando...
Atores em cena na peça “Desalinho”, inspirada na  vida de  Florbela Espanca. | João Julio Mello/Divulgação
Atores em cena na peça “Desalinho”, inspirada na vida de Florbela Espanca.| Foto: João Julio Mello/Divulgação

De uma forma lírica, de acordo com a obra literária de sua retratada, o diretor Isaac Bernat conseguiu falar sobre a vida e obra da poetisa Florbela Espanca sem ser extremamente literal em “Desalinho”, peça que integra a programação oficial do Festival de Teatro, apresentada na noite de segunda-feira (30) no Teatro do Paiol, que ficou lotado.

A vida breve e inquieta da autora portuguesa inspira a história que, no espetáculo, se centra em uma história trágica, de amor, entre dois irmãos, interpretados pelos atores Gabriel Vaz e Carolina Ferman. Como uma espécie de mediadora da relação, entra em cena a enfermeira (Kelzy Ecard) , que trabalha no manicômio onde está Florbela e é, de certa forma, “atingida” pela coragem da poetisa.

Foi interessante ver como o espetáculo (indicado a melhor texto, de Marcia Zanelatto, e melhor atriz para Carolina, no prêmio Cesgranrio) interagiu bem em Curitiba no Teatro do Paiol: Gabriel e Carolina fizeram uso de outros espaços do teatro (como as escadas), o que funcionou muito bem para a história, junto com a luz e a cenografia, impecáveis.

O termômetro costuma ser o público, às vezes, muito barulhento e cheio de tosse. Nos 55 minutos de “Desalinho”, mal se ouvia o respiro da plateia. Nem as belas cadeiras – mas não tão confortáveis – de Sérgio Rodrigues, ousaram rangir.

Desalinho

Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº – Prado Velho), (41) 3213-1340. Apresentação terça-feira (31), às 21 horas. R$ 60 e R$ 30 (meia-entrada).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]