PUBLICIDADE
Confira as letras dos sambas-enredo |
Confira as letras dos sambas-enredo
feriado

Desfile das escolas de samba agita o sábado de carnaval em Curitiba

Evento na Avenida Cândido de Abreu começa às 18h30 deste sábado (18). Desfiles das escolas do grupo especial está marcado para as 22h30

Desfile das escolas de samba agita o sábado de carnaval em Curitiba Ampliar

Vai ter chocolate, heróis de gibi, uma homenagem a Curitiba e uma viagem pelos textos do jornalista e crítico Aramis Milarch. Uma mistura destas só poderia ocorrer em noite de carnaval. Os temas variados foram escolhidos para serem trabalhados pelas escolas de samba – do grupo especial e do Grupo B – que passam pela Avenida Cândido de Abreu, em Curitiba, na noite deste sábado (18). O desfile das escolas especiais começa às 22h30, mas bem antes disso, às 18h30, já vai rolar a festa com os blocos carnavalescos.

O primeiro a entrar na avenida será o bloco Afoxé, que faz a "limpeza espiritual" da Cândido de Abreu para os outros passarem. “É o bloco que leva bons fluídos à avenida. Eles vão vestidos com túnicas brancas”, explica o presidente da Comissão Executiva do Carnaval 2012, Jaciel Teixeira. Em seguida, passa o bloco Derrepente, que foi criado ao acaso mesmo: quem quiser ter a experiência de pular o carnaval pelo sambódromo, pode aproveitar a oportunidade de sair com o Derrepente. Depois vem o bloco Boi de Pano, que tenta entrar para o grupo de acesso em 2013, por isso deve cumprir todos os requisitos e trazer novidades à avenida.

Às 20h10 é a vez dos 400 idosos do bloco Rancho das Flores passarem e colorirem a Cândido de Abreu. Eles finalizam o desfile dos blocos para começar o das escolas.

Segundo Teixeira, são esperadas cerca de 20 mil pessoas no evento – três mil poderão ficar nas arquibancadas. “Nossa expectativa é a melhor possível. A população tem mudado o paradigma de que Curitiba não tem carnaval. Tem sim. Aliás, tem data e hora para acontecer e esperamos todos lá”, afirma Teixeira. Às 21 horas, entram na avenida as escolas do grupo B: Unidos de Pinhais e Unidos do Bairro Alto. A primeira vai homenagear, com 180 integrantes, a capital paranaense. A segunda, com 160 integrantes, trabalha com o tema brincadeira de roda e heróis de gibis.

A partir das 22h30, começam a desfilar as escolas do grupo especial. A vencedora do ano passado, Mocidade Azul, promete grandes surpresas para conquistar o título de bicampeã. “Não posso adiantar muita coisa, mas só para deixar o pessoal mais curioso, adianto que teremos três carros alegóricos, 450 pessoas, toda a bateria vestida de monges e um samba enredo que homenageia o azul do céu, do mar e dos 40 anos da nossa escola”, afirma o presidente da Mocidade Azul, Altamir Jorge Lemos.

A escola mais antiga, com 64 anos de existência, é a Embaixadores da Alegria, que homenageia Aramis Milarch e vem com uma bateria com nome próprio: “Locomotiva vermelha.” Tem ainda as escolas Os internautas, Leões da Mocidade e Acadêmicos da Realeza. O desfile vai até as 3h30 da madrugada de domingo. Não haverá ônibus especiais ou reforço da frota para atender aos foliões. A apuração dos votos das escolas especiais ocorre no domingo, no Memorial de Curitiba.

PUBLICIDADE
    • SELECIONADO PELO EDITOR
    • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
    • QUEM MAIS COMENTOU
    Assine a Gazeta do Povo
    • A Cobertura Mais Completa
      Gazeta do Povo

      A Cobertura Mais Completa

      Assine o plano completo da Gazeta do Povo e receba as edições impressas todos os dias da semana + acesso ilimitado no celular, computador e tablet. Tenha a cobertura mais completa do Paraná com a opinião e credibilidade dos melhores colunistas!

      Tudo isso por apenas

      12x de
      R$49,90

      Assine agora!
    • Experimente o Digital de Graça
      Gazeta do Povo

      Experimente o Digital de Graça!

      Assine agora o plano digital e tenha acesso ilimitado da Gazeta do Povo no aplicativo tablet, celular e computador. E mais: o primeiro mês é gratuito sem qualquer compromisso de continuidade!

      Após o período teste,
      você paga apenas

      R$29,90
      por mês!

      Quero Experimentar
    VOLTAR AO TOPO