• Carregando...
Confira as letras dos sambas-enredo |
Confira as letras dos sambas-enredo| Foto:

Vai ter chocolate, heróis de gibi, uma homenagem a Curitiba e uma viagem pelos textos do jornalista e crítico Aramis Milarch. Uma mistura destas só poderia ocorrer em noite de carnaval. Os temas variados foram escolhidos para serem trabalhados pelas escolas de samba – do grupo especial e do Grupo B – que passam pela Avenida Cândido de Abreu, em Curitiba, na noite deste sábado (18). O desfile das escolas especiais começa às 22h30, mas bem antes disso, às 18h30, já vai rolar a festa com os blocos carnavalescos.

O primeiro a entrar na avenida será o bloco Afoxé, que faz a "limpeza espiritual" da Cândido de Abreu para os outros passarem. "É o bloco que leva bons fluídos à avenida. Eles vão vestidos com túnicas brancas", explica o presidente da Comissão Executiva do Carnaval 2012, Jaciel Teixeira. Em seguida, passa o bloco Derrepente, que foi criado ao acaso mesmo: quem quiser ter a experiência de pular o carnaval pelo sambódromo, pode aproveitar a oportunidade de sair com o Derrepente. Depois vem o bloco Boi de Pano, que tenta entrar para o grupo de acesso em 2013, por isso deve cumprir todos os requisitos e trazer novidades à avenida.

Às 20h10 é a vez dos 400 idosos do bloco Rancho das Flores passarem e colorirem a Cândido de Abreu. Eles finalizam o desfile dos blocos para começar o das escolas.

Segundo Teixeira, são esperadas cerca de 20 mil pessoas no evento – três mil poderão ficar nas arquibancadas. "Nossa expectativa é a melhor possível. A população tem mudado o paradigma de que Curitiba não tem carnaval. Tem sim. Aliás, tem data e hora para acontecer e esperamos todos lá", afirma Teixeira. Às 21 horas, entram na avenida as escolas do grupo B: Unidos de Pinhais e Unidos do Bairro Alto. A primeira vai homenagear, com 180 integrantes, a capital paranaense. A segunda, com 160 integrantes, trabalha com o tema brincadeira de roda e heróis de gibis.

A partir das 22h30, começam a desfilar as escolas do grupo especial. A vencedora do ano passado, Mocidade Azul, promete grandes surpresas para conquistar o título de bicampeã. "Não posso adiantar muita coisa, mas só para deixar o pessoal mais curioso, adianto que teremos três carros alegóricos, 450 pessoas, toda a bateria vestida de monges e um samba enredo que homenageia o azul do céu, do mar e dos 40 anos da nossa escola", afirma o presidente da Mocidade Azul, Altamir Jorge Lemos.

A escola mais antiga, com 64 anos de existência, é a Embaixadores da Alegria, que homenageia Aramis Milarch e vem com uma bateria com nome próprio: "Locomotiva vermelha." Tem ainda as escolas Os internautas, Leões da Mocidade e Acadêmicos da Realeza. O desfile vai até as 3h30 da madrugada de domingo. Não haverá ônibus especiais ou reforço da frota para atender aos foliões. A apuração dos votos das escolas especiais ocorre no domingo, no Memorial de Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]