• Carregando...
 | /
| Foto: /

No imaginário popular, há quem sustente que a língua portuguesa é uma das mais difíceis do mundo. Outros refutam a afirmação, alegando que isso é só uma desculpa esfarrapada e preguiçosa para justificar os erros cometidos no dia a dia.

As falhas podem estar relacionadas à educação deficitária das escolas brasileiras, mas também à incompreensão da importância da utilização correta do português.

Para ajudar a sanar algumas dúvidas comuns do idioma, confira uma lista, elaborada com a ajuda da consultora do Telegramática, Valentina Nedbajluk, com alguns erros comuns cometidos pelos usuários ao escrever. Confira:

Crase

Quem nunca ficou na dúvida na hora de utilizar o “acento agudo ao contrário”? Quando questionada por telefone sobre os erros mais comuns cometidos pelos usuários da língua portuguesa, Valentina Nedbajluk arrematou logo de cara: a crase com certeza é um dos principais.

Sempre que tiver dúvida troque a crase por “ao” e o substantivo feminino por um masculino. Se não houver mudança no sentido da frase, a utilização da crase está correta.

Exemplo: “Vou à igreja”. Troque o “à igreja” por “ao museu” “Vou ao museu.” O emprego da crase na oração está correto.

Dica: nunca utilize a crase antes de palavras masculinas, verbos e pronomes pessoais.

Uso da vírgula

A forma correta de utilização da vírgula também gera dúvidas. Um erro clássico ocorre na separação entre o sujeito e o predicado da frase.

Exemplo: “O menino, gosta de praticar natação”. No caso, “O menino” é o sujeito da frase e “gosta de praticar natação” o predicado. Por isso, nesse caso, o correto é “O menino gosta de praticar natação”.

Concordância do verbo haver

A utilização do verbo haver no singular deve ser feita sempre quando tiver o sentido de existir.

Portanto, “havia muitas pessoas no shopping” é sentença correta e não “haviam muitas pessoas no shopping”.

Ortografia

A forma correta de escrever uma palavra está entre os principais erros cometidos pelas pessoas.

“Crescer” e “excesso” são alguns exemplos de palavras que geram confusão na hora da escrita; variações incorretas como creser, crecer e ecesso são comuns.

Onde e aonde

Grave: Onde = lugar, aonde = movimento.

“Iremos aonde depois da festa?”. Na sentença, o verbo ir indica movimento, portanto pede o emprego de aonde.

“Onde você mora?”. O emprego de ‘onde’ na frase está correto, pois significa o lugar em questão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]