• Carregando...
Trio texano é a formação feminina de música country que mais vendeu nos Estados Unidos | Divulgação
Trio texano é a formação feminina de música country que mais vendeu nos Estados Unidos| Foto: Divulgação
  • No mercado:Dixie Chicks – Storytellers Sony Music. Preço médio: R$ 41,90. Country.

Dez dias antes de as tropas norte-americanas invadirem o Iraque, em 2003, o trio de música country texano Dixie Chicks deu um passo que transformaria os rumos de sua carreira. Em um show realizado em Londres, a vocalista Natalie Maines, a mais verbal do grupo, fez a seguinte declaração: "Nós não queremos esta guerra, esta violência, e estamos envergonhadas que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, seja do Texas".

O comentário, mais um desabafo espontâneo do que um manifesto político premeditado, teve o efeito de uma bomba midiática: as Dixie Chicks, então uma das formações mais bem-sucedidas de sua geração, haviam tido a audácia de não apenas condenar publicamente as ações militares de seu país na guerra contra o terror, mas de questionar a competência de Bush.

Foi o que bastou para que rádios de música country em todos os EUA as boicotassem, seus discos fossem banidos de grandes redes de lojas de departamentos e elas passassem a ser vistas como traidoras da pátria pelos setores mais conservadores da sociedade norte-americana, justamente o que mais consome o seu gênero musical.

Natalie e as irmãs Martie e Emily Erwin Robison, contudo, não se intimidaram. Ficaram assustadas, sentiram-se profundamente frustradas, mas em momento algum pensaram em se retratar ou voltar atrás da decisão de manter uma postura crítica diante dos acontecimentos.

Apesar do boicote, reuniram forças para lançar, em 2006, o álbum Taking the Long Way, que embora tenha vendido apenas 2,5 milhões – um pouco mais da metade do que o anterior do trio, Home –, lhes rendeu cinco Grammy: incluindo melhor álbum, gravação e música, os dois últimos para a canção "Not Ready to Make Nice", algo que em português quer dizer "não estamos prontas para ser boazinhas". Estavam vingadas, enfim.

O DVD Dixie Chicks – Storytellers, recém-lançado no Brasil, foi gravado no dia 20 de setembro de 2006 no Los Angeles Theatre, e capta exatamente esse momento nevrálgico na carreira do trio, que não lançou mais discos inéditos desde então. Seguindo o formato estabelecido pelo canal pago de música VH1, no qual os artistas apresentam suas músicas e contam ao público quando e em que circunstâncias as canções foram compostas e registradas, o especial serve hoje de documento dessa fase ao mesmo tempo intensa e crítica na trajetória do grupo, que já vendeu mais de 30 milhões de álbuns no mundo.

Não faltam, ao longo dos 72 minutos do show, referências à polêmica causada pelo comentário de Natalie, que se autointitula "uma boca grande", "a que fala demais".

A controvérsia, porém, não chega ao ponto de se sobrepor à qualidade musical das moças, que às coloca em um patamar superior à média do que se produz no gênero ao qual pertencem.

O repertório do DVD é, basicamente, o mesmo do premiado Taking the Long Way, incluindo a faixa-título, a já mencionada "Not Ready to Make Nice" e "Everybody Knows", outro hit do disco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]