• Carregando...
Eddie Redmayne (à direita) vive o pintor Einar Wegener, que mudou de sexo em 1930. | Divulgação
Eddie Redmayne (à direita) vive o pintor Einar Wegener, que mudou de sexo em 1930.| Foto: Divulgação

Filmes em que o tema passa pela própria arte costumam render boas imagens. Esse é um destaque de “A garota dinamarquesa”, cujo protagonista é o pintor Einar Wegener (Eddie Redmayne, indicado ao Oscar). Suas telas com paisagens de banhados escandinavos cobertos de neve e a luz fria do inverno acrescentam poesia à trama.

Confira no Guia onde assistir ao filme

Ela ganha cores vibrantes quando a mulher do pintor, Gerda (Alicia Vikander, que concorre como atriz coadjuvante) descobre sua própria identidade artística, mais selvagem e focada em retratos.

Essa é a melhor camada do filme, já que os fatos que tornaram o casal famoso são entregues de forma um tanto artificial. Einar entrou para a história não apenas por seus quadros que vendiam bem, mas por ter sido uma das primeiras pessoas transgênero a se submeter a uma cirurgia de mudança de sexo, em 1930 – uma infecção decorrente o mataria em 1931. Os parcos recursos e as crenças da época relacionadas ao tratamento das questões de gênero são apresentados de forma didática, quase que para não chocar.

Quatro

Além de ator e atriz coadjuvante, o filme concorre aos Oscars de figurino e design de produção – o universo das vernissages compõe um fundo interessante do longa.

Logo no início do filme começa a emergir a personalidade feminina de Einar, que ganha o nome de Lili Elbe – um ícone do movimento trans. O processo de descoberta, ao mesmo tempo chacoalha e inspira Greta a pintar melhor. A modelo de seus retratos é a própria Lili, que ela estimula a florescer e nunca abandona, não sem sofrimento.

A contradição inerente ao papel da esposa, descrita por David Ebershoff, autor do romance que deu origem ao filme, como “uma combinação incomum de independência e fidelidade” confere peso ao drama do casal.

Mas os trejeitos que o personagem Einar/Lili assume em sua busca são demasiado marcados pelo clichê, e irrita um pouco o fato de ele não ter dúvidas sobre submeter-se à perigosa cirurgia. Por outro lado, esse quadro faz parte de sua busca desesperada por referências, que o levam a percorrer Paris atrás de respostas e modelos para uma nova vida.

*

Assista ao trailer:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]