• Carregando...
O DJ paraplégico Marquim, vivido por ele mesmo, e Shokito, que teve sua perna amputada, habitam uma cidade sitiada | Fotos: Divulgação
O DJ paraplégico Marquim, vivido por ele mesmo, e Shokito, que teve sua perna amputada, habitam uma cidade sitiada| Foto: Fotos: Divulgação

Destaques

Confira alguns pontos altos da programação de hoje do festival:

Português premiado

Um dos destaques da Mostra Competitiva deste domingo é o documentário português E Agora, Lembra-me?, de Joaquim Pinto, premiado pelo júri da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (Abraccine), na edição deste ano do Cine PE, realizado em Recife e Olinda. O filme também venceu o Prêmio Especial do Júri no Festival de Locarno, na Suíça. Portador do vírus HIV há duas décadas, o diretor testa drogas clandestinas durante um ano e relata sua experiência cinematograficamente. A sessão acontece às 16h45, no Espaço Itaú 2.

Verdes anos

Ainda na competitiva de longas-metragens, será exibido às 19 horas, no Espaço Itaú 3, o tailandês Mary Is Happy, Mary Is Happy, de Nawapol Thamrongrattanarit, conta a história de uma garota (Patcha Poonpiriya) que está no último ano do ensino médio, e vê sua vida se transformar à medida em que sua formatura se aproxima.

Estreia japonesa

Às 21 horas, no Espaço Itaú 1, também em competição, terá sua primeira exibição no festival o drama japonês Forma, longa de estreia de Ayumi Sakamoto. Premiado pela associação internacional de críticos Fipresci no Festival de Berlim deste ano, o longa tem como personagem central a estudante universitária Ayako (Nagisa Umeno), que por alguma razão começa a tratar sua melhor amiga da faculdade, Yuraki (Emiko Matsuoka), de maneira estranha.

Programe-se

Branco Sai, Preto Fica

Espaço Itaú de Cinema. Hoje, às 21h15 (Sala 3). Amanhã, às 21h30 (Sala 1). Classificação indicativa: 10 anos.

  • Adirley Queiroz, cineasta.

Em uma noite quente de 1986, possivelmente no mês de março, uma multidão dançava e se divertia em um baile black em Ceilândia, Região Administrativa do Distrito Federal, situada a 40 quilômetros de Brasília. Filhos da classe trabalhadora, muitos deles negros, descendentes diretos de homens e mulheres que ajudaram a erguer Brasília, receberam a visita indesejada da polícia militar, que, em uma ação de violência deliberada, partiu para cima da rapaziada com ferocidade.

Não foi nem a primeira nem a última vez que isso ocorreu, mas aquela madrugada nunca foi esquecida, e se transformou, com o decorrer dos anos, em uma lenda compartilhada pelos habitantes da localidade.

Branco Sai, Preto Fica, longa-metragem do cineasta Adirley Queiroz, que estreia neste domingo na Mostra Competitiva do festival Olhar de Cinema, nasceu no papel com a proposta de ser um documentário mais convencional, que resgataria os fatos daquela noite, a partir de depoimentos de personagens que não apenas estavam presentes no baile, mas que sofreram ferimentos graves e traumas emocionais.

Em entrevista à Gazeta do Povo, concedida por telefone, Queiroz contou que, ao conversar com os possíveis personagens, sobretudo com o DJ e hoje ator Marquim, que ficou paraplégico em decorrência de ferimentos sofridos naquela noite de 1986, percebeu que não havia entre eles o interesse de relembrar e falar sobre tudo o que viveram. Entusiasmaram-se, contudo, em participar de um projeto que, de forma indireta, mas não menos contundente, abordasse o ocorrido, que, segundo o diretor, já faz parte do inconsciente coletivo da cidade satélite.

Aborto territorial

Para melhor compreender o que se tornou Branco Sai, Preto Fica, um híbrido de documentário e ficção, premiado na Mostra de Tiradentes deste ano, é importante, antes, saber um pouco das origens de Ceilândia, que nasceu no início da década de 1970, como resultado de uma operação de remanejamento populacional, chamada por Queiroz de "aborto territorial".

Com o término das obras de construção de Brasília, muitos dos homens e mulheres que nela trabalharam permaneceram no Distrito Federal, mas, ao enfrentar dificuldades para encontrar empregos e moradia, aos poucos foram ocupando áreas próximas ao aeroporto, onde brotaram indesejadas favelas, que acabavam sendo a primeira paisagem ao alcance dos olhos de quem desembarcasse na visionária capital do país.

A solução acabou sendo transferir em torno de 80 mil famílias para uma região localizada a cerca de 40 quilômetros, dentro do que foi batizado de Campanha de Erradicação das Invasões, que é o marco fundador de Ceilândia, que já nasceu de um processo sistematizado de exclusão populacional.

Violência policial

Os bailes blacks, que misturavam ritmos negros norte-americanos, como o soul e o funk, à música brasileira de raízes afro, surgem em Ceilândia espontaneamente no início dos anos 80, atraindo um número crescente de pessoas, em grande parte adolescentes e jovens que se mudaram na primeira infância para a região com seus pais e avós. Marquim, que protagoniza o filme de Queiroz, é um deles.

Hoje aos 44 anos, ele tinha 18, 19 anos quando, naquela noite de 1986, sofreu graves agressões da tropa de choque da polícia militar, que, ao chegar aos bailes, sob o pretexto de impedir a ação de traficantes de drogas, e também de conter a violência que, de fato, por vezes eclodia entre os participantes, tinham, como uma de suas frases de intimidação, "Branco sai, preto fica", título do longa. Sabiam que a maioria dos frequentadores era negra. "Era uma ação fascista, opressora, típica daqueles tempos de pós-ditadura", conta Queiroz, que também foi a muitas dessas festas populares.

No filme, a ação, em vez de se passar em 1986, é transposta para 2076, noventa anos mais tarde. "A história de Brasília é pontuada por essas datas redondas: os 50 anos em cinco, mote do governo Juscelino Kubitschek, a inauguração em 1960, os 50 anos da cidade, celebrados em 2010", explica o diretor. No filme, Ceilândia tem, neste futuro distópico, a sua condição de gueto oficializada: para entrar na Capital Federal, é exigido dos moradores da periferia um passaporte.

Queiroz conta que, embora o substrato de Branco Sai, Preto Fica sejam os acontecimentos de 1986, a histórias verdadeiras de Marquim e de outro personagem, Sartana (vivido por Shokito), um homem que perdeu a perna no conflito, são "fabuladas", adentrando o território da ficção científica, em uma ambientação influenciada, segundo ele, por Blade Runner – O Caçador de Andoides, de Ridley Scott, porém muito mais próxima da realidade do que, talvez, ele conseguisse chegar com um documentário de perfil mais convencional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]