• Carregando...
As poltronas e o carpete do teatro serão restaurados | Antonio More/ Gazeta do Povo
As poltronas e o carpete do teatro serão restaurados| Foto: Antonio More/ Gazeta do Povo

Serviço

Licitação

O edital de licitação pode ser conferido no site www.comprasparana.pr.gov.br. Mais informações pelo telefone (41) 3304-7952.

Leia mais

Confira todas as reportagens da série Viva o Guaíra em www.gazetadopovo.com.br/cadernog/viva-guaira

As licitações para o restauro de alguns setores do Centro Cultural Teatro Guaíra, nos auditórios Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão) e Salvador de Ferrante (Guairinha) foram abertas pelo governo estadual. Nesta fase, os editais contemplam a restauração das poltronas, o que inclui a estrutura principal e estofamentos, além da troca do carpete dos dois espaços. É a primeira vez que o local terá um restauro amplo desde a sua inauguração, em 1954.

O preço máximo previsto para a restauração das poltronas é de cerca de R$ 3 milhões. Por ser um equipamento tombado, o serviço, feito a partir dos projetos executivos da empresa PJJ Malucelli, vencedora da licitação lançada em 2012, é feito de acordo com a legislação estabelecida pelo patrimônio histórico. Para o carpete, o valor máximo é de R$ 806 mil.

As empresas interessadas em participar do edital para a mudança do carpete do Guaíra têm até 31 de outubro. As propostas para o restauro das poltronas devem ser enviadas até 4 de novembro.

De acordo com a diretora-presidente do Teatro Guaíra, Monica Rischbieter, os três locais não serão fechados para as reformas, que serão realizadas em etapas. No caso das poltronas, o restauro será feito de 200 em 200 lugares, e a empresa escolhida colocará cadeiras semelhantes provisoriamente. Com a medida, nem o público ou a agenda do teatro serão prejudicados.

Mais obras

Logo no início de 2014, segundo Mônica, o teatro lançará edital de licitação para as reformas dos banheiros e das portarias. De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura, está prevista, ainda, a impermeabilização do teatro, o isolamento acústico, a modernização da cenotecnia, a iluminação cênica, imagem e a sonorização. Também devem ser realizadas recuperação dos sistemas hidráulico e elétrico, dos geradores de energia e melhoras no mobiliário. "É uma etapa de boas notícias para o Guaíra", salientou o secretário da Cultura, Paulino Viapiana.

Desde abril, a Gazeta do Povo promove a campanha Viva o Guaíra, para valorização do teatro e de seus corpos estáveis – o Balé Guaíra, G2 e Orquestra Sinfônica do Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]