• Carregando...
Cena local: Ganesh, Lorenzo, Bianca e Fábio Lima estão no projeto. | Tamíris Spinelli/Divulgação
Cena local: Ganesh, Lorenzo, Bianca e Fábio Lima estão no projeto.| Foto: Tamíris Spinelli/Divulgação

Tornar público o processo de composição musical – normalmente solitário –, propiciar interação entre compositores e divulgar a música autoral são os objetivos do Encontro de Compositores, que acontece de julho a dezembro no Espaço Cultural Terreirão (R. Capitão Virgíno de Oliveira Mello, 134), em Curitiba.

Com entrada gratuita, o primeiro encontro será neste sábado (25), a partir das 16 horas, e recebe Alexandre Kumpinski -- vocalista e guitarrista da banda gaúcha Apanhador Só, que, raridade por estes dias, comunga sucesso de público com boa aceitação da crítica; Thayana Barbosa, integrante do Mundaréu, que mistura MPB a ritmos populares; e Lorenzo Molossi, da banda de art-rock Veenstra, um dos destaques recentes da cena local.

Futuro

Confira os convidados dos próximos dois encontros. Projeto que discute a composição musical independente segue até dezembro:

22 DE AGOSTO, 17h

Underground Impossible Hit

Participações de Fábio Lima e Ganesh Toresin

19 DE SETEMBRO, 17h

Preparando o Salto

Participações de Alisson Santos e Bianca Amante

Os eventos acontecerão no Água Viva Concentrado Artístico (R. Celeste Santi, 90, Bairro Ahú, Curitiba). A entrada é franca

“Acho o evento muito válido. Gostaria de saber como pessoas que eu admiro pensam suas composições”, diz Kumpinski. Atualmente, o processo artístico do gaúcho está mais colaborativo. “Começo a fazer uma música e continuo noutra ‘viagem’, com amigos. E aí a coisa acontece, às vezes entre pessoas que nem se conhecem”, explica.

A internet facilitou o processo de produção artística, e também de divulgação, como se obrigasse ao artista difundir seu material espontaneamente, sem tanto critério.

“Colocar algo na internet é publicar. E aí há o risco de se perder o controle. Tento mostrar minhas composições ao público de uma forma mais caprichada, bem acabada. Então espero um pouco mais”, diz o músico. A Apanhador Só começa em poucos dias a turnê de encerramento do disco “Antes que Tu Conte Outra” (haverá quatro pocket shows em Curitiba) e irá gravar um novo álbum em 2016.

Conexões

O projeto foi idealizado pelo Coletivo Água Viva, e estreou em 2013, com sete edições e 14 compositores convidados. “Convidamos artistas e público para trocarem ideias em um ambiente intimista”, diz o curador Luciano Faccini.

O objetivo final é, através da escolha dos artistas, fazer um recorte da produção independente contemporânea no país. Além da troca de experiências, haverá uma oficina de composição, entre agosto e dezembro, com participação de Faccini, Ricardo Corona e Luis Otávio Almeida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]