• Carregando...
Foz do Iguaçu receberá a exposição Múltiplo Leminski no dia 24 de agosto, aniversário do escritor. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Foz do Iguaçu receberá a exposição Múltiplo Leminski no dia 24 de agosto, aniversário do escritor.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Em cartaz em Curitiba no Museu Oscar Niemeyer (MON) desde outubro de 2012, a exposição Múltiplo Leminski, que retrata a vida e obra do escritor curitibano, será levada para uma temporada em Foz do Iguaçu.

Segundo uma das filhas do escritor, Áurea Leminski, responsável por toda a parte documental da obra e vida do pai, a negociação foi realizada com a Itaipu Binacional. Uma equipe da empresa esteve em Curitiba visitando a exposição na última terça-feira(26).

Ainda não há um local definido para a instalação da mostra em Foz, mas a data já está certa: será no dia 24 de agosto, dia aniversário do autor (que morreu em 7 de junho de 1989).

MateriaisCom curadoria de Alice Ruiz, que foi casada com o artista, Áurea Leminski, filha do casal, direção musical de Estrela Leminski (também filha) e cenografia de Miguel Paladino, a exposição traz itens pessoais, como uma de suas máquinas de escrever, fotografias da infância, manuscritos de livros como Catatau e uma linha do tempo que conta a sua trajetória pessoal e artística.

Em Curitiba, a mostra encerraria no domingo (31), mas foi prorrogada até o dia 5 de maio, é é uma das mais visitadas no museu: no dia da inauguração (em 27 de outubro de 2012), 600 pessoas passaram pelo salão principal do museu, o "olho", onde está instalada a exposição. É um recorde entre as aberturas realizadas pelo MON.

No domingo (31), o Caderno G traz uma matéria falando sobre o fenômeno de vendas da antologia da obra de Paulo Leminski recém-lançada pela editora Companhia das Letras, Toda Poesia, e também indica os pontos mais interessantes da exposição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]